O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso assinou ordens de serviço para a reforma de 20 centros de saúde, na manhã desta quinta-feira (4/11). O valor gasto no total será de R$ 20 milhões.
As obras terão início até o final deste mês de novembro e devem durar quatro meses. As reformas dos centros de saúde incluem mudanças na estrutura arquitetônica, serviços nas instalações de eletricidade, água e esgoto, recuperação da alvenaria e pintura.
Ambulatórios provisórios
Em cada posto que está na lista das reformas, terá uma unidade ambulatorial para receber as pessoas que precisarem de atendimento, com isso a população não ficará prejudicada. Os ambulatórios contarão com uma recepção e três consultórios, nas especialidades de pediatria, ginecologia e clínica médica.
No caso de situações de emergência, o paciente receberá o primeiro atendimento no módulo e logo depois será encaminhado para o hospital da regional. Os 20 centros de saúde atendem 600 mil pessoas por mês.
De acordo com o subsecretário de Logística e Infraestrutura da Saúde, Antônio Henrique Moraes Rego, até o início das obras os funcionários poderão providenciar a mudança dos setores para outras unidades de saúde. "Os servidores que não estiverem lotados no atendimento dos módulos ambulatoriais serão remanejados para outros postos. E os agendamentos de consulta transferidos para os centros de saúde mais próximos da unidade que estiver em obras", explicou Antônio.
No final das reformas os espaços dos módulos instalados para o atendimento ambulatorial passarão a funcionar como farmácia do Centro de Saúde. Veja abaixo a lista dos postos que passaram por reformas.
Localidade e números dos postos
Asa Norte ; n; 12 e 13
Asa Sul ; n; 6
Brazlândia ; n; 1
Ceilândia ; n; 2, 3, 6, 7, 9 e 10
Cruzeiro ; n; 14
Gama ; n; 1, 3 e 5
Planaltina ; n; 1
Sobradinho ; n; 1
Taguatinga ; n; 3, 5, 7 e 23