Jornal Correio Braziliense

Cidades

Rosso sanciona lei que muda carreira de servidores da Administração Pública

O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, sancionou, na quinta-feira (28/10), a lei que altera a carreira dos funcionários da Administração Pública. A partir de agora, eles passam a ser servidores de Políticas Públicas e Gestão Governamental. De acordo com a assessoria de imprensa do governador, o chamado "Carreirão", previsto na Lei 1.663/2010, muda apenas os níveis de graduação, o que não implica em qualquer mudança nas atribuição dos cargos e nem irá aumentar as despesas financeiras.

Atualmente, cerca de 11 mil servidores atuam nas áreas atingidas pela alteração. Com a sanção, os cargos de analista, técnico e auxiliar de administração pública passam a ser denominados de especialista, analista e técnico em políticas públicas e gestão governamental, respectivamente.

Na lei também está previsto que cargos e funções que compõem a administração direta do DF serão exercidos, preferencialmente, por servidores dos cargos da carreira de políticas públicas e gestão governamental. O objetivo é fortalecer o servidor.

[SAIBAMAIS]Apesar da sanção, o governador vetou algumas emendas propostas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Segundo a assessoria, a justificativa será o vício de iniciativa.