O chefe do Departamento de Combate ao Crime Organizado (Deco), Guilherme Nogueira, será exonerado do órgão e trocado de delegacia. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (28/10) pelo diretor da Polícia Civil, Pedro Cardoso.
A Deco está à frente da Operação Shaolin, que apura supostos desvios de dinheiro público do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, à época em que Agnelo Queiroz era titular da pasta. Apesar disso, Cardoso afirma que não há conotação política na substituição, já que caso é conduzido pelo delegado Gian Carlos.
[SAIBAMAIS]Na versão oficial, a substituição de Guilherme Nogueira ocorreu depois de um episódio de apreensão de um fuzil roubado do Exército. Segundo entendimento da direção do Departamento de Atividades Especiais (DEPAT), o flagrante teria de ter sido feito pela Deco, que não realizou a operação. A divergência teria sido a gota d;água para a exoneração, que segundo informou o diretor da Polícia Civil foi a pedido de Guilherme Nogueira.