Jornal Correio Braziliense

Cidades

Guianesa é presa no Aeroporto JK por transportar um quilo de cocaína

Uma mulher de 26 anos, natural da Guiana Francesa, foi presa no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek transportando aproximadamente 1 kg de cocaína, na tarde de segunda-feira (25/10). De acordo com a Polícia Federal, ela fez o trajeto de seu país de origem a Belém (PA), depois a São Paulo (SP) e a Brasília. Seu destino posterior seria Portugal e Togo.

Em depoimento, a acusada alegou que apenas carregava a droga - o namorado teria introduzido os entorpecentes no ânus e na vagina da mulher - e o dinheiro seria usado para uma cirurgia de redução de seio. Ela vinha ao Brasil pela primeira vez e adquiriu a droga em São Paulo.

Por volta de 18h, a acusada passava pelo raio-x, quando foi surpreendida por policiais, já que estava muito nervosa. Ao identificar as cápsulas, ela foi encaminhada ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde foi localizada mais uma. Após passar por exames no Instituto Médico Legal (IML), foi levada ao Presídio Feminino do Distrito Federal, conhecido como Comeia.

A embaixada da Guiana Francesa já foi acionada, assim como a Defensoria Pública e a Justiça Federal. Ela responderá por tráfico internacional de drogas e pode pegar de 6 a 12 anos de detenção.

O caso será investigado, bem como um possível envolvimento com traficantes brasileiros. O namorado da acusada, que, por enquanto, responderá no Brasil, ainda não foi localizado.