Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cerca de 1,5 mil pessoas protestam em frente ao Buriti por verba de creches

Cerca de 1,5 mil pessoas, estimativa do Conselho de Entidades de Promoção de Assistência Social do DF, protestam em frente ao Palácio do Buriti, na manhã desta terça-feira (26/10), pelo repasse da quantia de aproximadamente R$ 14 milhões para entidades de assistência social.

O valor foi aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na última quarta-feira (20/10) e sancionado nesta segunda (25/10) pelo governador Rogério Rosso. Apesar disso, todas as entidades fecharam as portas esta manhã. "O fato de ele ter sansionado ontem não dá garantia de recebimento. Queremos ter a certeza que o dinheiro será repassado", reclama Karla Valadares, presidente do conselho.

De acordo com o conselho, as entidades só abrirão novamente quando o dinheiro estiver na conta da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). O órgão afirmou que, assim que a verba for repassada, as instituições receberão a quantia atrasada - alguns pagamentos estão em falta desde abril. Participam da manifestação funcionários, que não são pagos há 90 dias, e a comunidade.

De acordo com Karla, mais de 100 entidades - entre elas 43 creches - aguardam pelo pagamento dos convênios com a Sedest. Por volta de 10h, uma comissão se reuniu com o secretário de Governo para que sejam decididos os próximos passos.

Aguardem mais informações