Começa nesta segunda-feira (25/10) a Telematrícula da Secretaria da Educação do Distrito Federal (SEDF) para alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino. Até o próximo dia 31, os pais podem ligar no telefone 156 e digitar a opção 2 para dar início ao processo de efetivação nas turmas com o ensino diferenciado. No entanto, após o primeiro contato via telefone, é preciso que o responsável pelo aluno vá até a direção da escola entre os dias 3 e 14 de janeiro para garantir a vaga.
Ao telefonar, é necessário que o responsável tenha em mãos informações como: o nome completo do aluno, data de nascimento, nome da mãe, tipo de deficiência e endereço com CEP. O atendimento será feito de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 7h às 21h, e nos fins de semana e feriados das 8h às 18h.
Na efetivação da matrícula, em janeiro, devem ser apresentados documentos como a certidão de nascimento ou RG do estudante e dos responsáveis legais, histórico escolar para quem já estudava e laudos médicos que comprovem o quadro clínico do candidato à vaga.
A Educação Especial para os alunos da Educação Infantil de 4 e 5 anos, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio oferece atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência e TGD, que engloba o autismo, Transtorno de Rett (anomalia genética que compromete progressivamente as funções motora e intelectual), Transtorno de Asperger (transtorno do desenvolvimento cerebral caracterizado por deficiências na interação social) e transtorno degenerativo da infância.
Matrículas também para os Colégios Públicos
O telefone 156 será usado também para a matrícula de estudantes que desejam ingressar nos colégios públicos do DF, mas o início do processo se iniciará apenas no dia 1; de novembro. Os que têm acesso à internet podem se cadastrar no site da Secretaria da Educação (www.se.df.gov.br). O prazo para a efetivação da matrícula é o mesmo dado para os alunos da educação especial, de 3 a 14 de janeiro.