Jornal Correio Braziliense

Cidades

Funcionários do Hospital de Santa Maria protestam contra possível demissão

Cerca de 100 funcionários do Hospital Regional de Santa Maria fizeram uma manifestação em frente à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) - localizada na Asa Norte - na tarde desta sexta-feira (22/10). Eles protestaram contra uma possível demissão em janeiro, caso o contrato com a Real Sociedade Espanhola de Beneficência - que gerencia a unidade de saúde - não seja renovado.

O protesto teve incío às 14h30, quando os manifestantes chegaram em dois ônibus ao local, e terminou às 16h. Com cartazes nas mãos, os funcionários fizeram buzinaço em frente ao prédio, de forma pacífica. Ainda assim, os seguranças da secretaria pediram reforço policial.

O Hospital tem 1.700 funcionários, sendo 1.400 escolhidos por seleção pública feita pela Real Sociedade e o restante contratado diretamente pela gestora da unidade de saúde, como por exemplo, alguns cargos de chefia e médicos.

Uma comissão de manifestantes foi recebida pelo secretário de Assistência à Saúde, José Jaime, e pela subsecretária de Planejamento, Arindelita Arruda. De acordo com o advogado e presidente da comissao de licitação da Real Sociedade Espanhola, Ricardo Carvalhal, os representantes da SES falaram que não é interesse da secretaria assumir o hospital no dia 1; de janeiro.

De acordo com o advogado, a SES disse ainda que em 10 de novembro será feita uma reunião com os funcionários, o hospital e, se possível, com a comissão de transição do novo governador. Eles informaram que é intenção da Secretaria encerrar o contrato com a gestora, mas que isso vai depender do novo governador. Jaime ainda disse que caso o contrato não seja renovado todos os funcionários serão demitidos e vão receber o aviso prévio em 21 de dezembro.