Jornal Correio Braziliense

Cidades

Engenheiros e arquitetos da Novacap fazem manifestação em frente ao Buriti

Cerca de 40 engenheiros e arquitetos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) fizeram uma manifestação, entre 8h e 16h30 desta quarta-feira (21/10), em frente ao Palácio do Buriti, para exigir uma gratificação salarial. Caso não tenham a reivindicação atendida até 1; de novembro, as categorias ameaçam entrar em greve pedindo, ainda, a implantação do Plano de Carreira e Salário.

Os funcionários do órgão levaram faixas com frases em que pedem salários dignos para a classe. Segundo o arquiteto Carlos Estuqui, o valor de gratificação é de aproximadamente R$ 5 mil. "Esse valor é para corrigir as distorções de reajuste de salário que houve nos últimos 12 anos, quando teve o último concurso da Novacap", disse ele. Atualmente, o salário base de engenheiros e arquitetos é R$ 4.590.

Sem os serviços prestados pelos engenheiros e arquitetos, todas as obras públicas, plantio de gramas, podas de árvores, desentupimento de bueiros e outros serviços param. "Cada obra ou serviço é comandado por um engenheiro ou arquiteto. Os projetos também", explicou Carlos.

Assim, obras de grande importância, como a reconstrução do Estádio Mané Garrincha, da Torre Digital, Vilas Olímpicas, novos Centros de Atendimento Sócio-Educativos (CASE), e até as de menor tamanho, como asfaltamento, recapeamento e paisagismo, podem ser prejudicados.

A reportagem do correiobraziliense.com não conseguiu contato com a Novacap. Amanhã (22/10), os engenheiros e arquitetos continuam a manifestação a partir das 8h, em frente à sede do órgão.