;Entra a humanidade.; A frase do presidente e um dos fundadores da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto, foi dita no momento da inauguração em Brasília do Templo da Boa Vontade, também conhecido como Templo da Paz, e é a síntese da filosofia da LBV: a promoção da fraternidade e espiritualidade irrestrita, independentemente de cor, credo, idade ou sexo. Hoje, o TBV completa 21 anos de fundação na capital, com status de monumento mais visitado da cidade, e oferece aos peregrinos eventos ecumênicos e culturais até o fim do mês. A relevância do templo e sua mensagem consagraram a data como o Dia do Ecumenismo em vários estados brasileiros.
O calendário promete cultos ecumênicos, festivais de música e exposições sobre a retrospectiva das mais de duas décadas do templo. No sábado, Paiva Netto passará uma mensagem em comemoração à data em sessão solene no TBV. A expectativa é de que mais de 10 mil peregrinos participem das atividades e dos cultos. Caravanas de outros estados brasileiros e excursões de diferentes países estão programadas. A LBV tem unidades na Argentina, na Bolívia, no Paraguai, no Uruguai, nos Estados Unidos e em Portugal e está sendo implantada na Espanha.
Nada mais natural ao TBV do que estar envolto em misticismo neste dia. Completa 21 anos em 21 de outubro. A pirâmide tem 21 metros de altura. O cristal que ocupa o seu topo ; considerado a maior pedra de cristal puro do mundo ; pesa 21 quilos. O número é ainda múltiplo de 7, tido como o número da perfeição e base para vários cálculos que ordenaram a construção do monumento. O dia da inauguração do espaço de meditação e oração, em 1989, foi escolhido por Paiva Netto para coincidir com o 10; aniversário de morte do fundador da LBV, Alziro Zarur. O debute foi prestigiado por 30 mil pessoas.
Na verdade, o místico é um fator intrínseco ao templo desde quando ele era apenas uma ideia. Não há no Brasil nenhuma outra estrutura da LBV semelhante à de Brasília. A explicação é simples: a cidade foi escolhida por carregar em si histórias fantásticas envolvendo espiritualidade e predestinação, como as profecias de Dom Bosco. Outra história pitoresca diz respeito à procura pelo cristal da pirâmide. O projeto concebido por Paiva Netto já previa um cristal no topo da edificação. Mas as características peculiares de tal pedra tornaram a missão de encontrá-la quase impossível. ;Paiva Netto já estava preocupado porque a inauguração estava próxima e nada de cristal;, lembra Enaildo Viana, assessor da Presidência da LBV.
Supercristal
Procuraram em todo o país. Foram para o garimpeiro Francisco Jorge dos Santos, de Cristalina, os louros da descoberta do cristal. ;Três dias antes de encontrar a pedra, ele teve um sonho de que encontraria um cristal enorme e que teria uma destinação superior;, diz Viana. O sonho se concretizou. Paiva Netto soube da descoberta pela televisão e entrou em contato com Francisco. Nem precisou pedir. O garimpeiro já havia destinado a preciosidade ao templo. ;Era para ser daqui, foi coisa do destino a pedra ter aparecido bem na hora;, acredita Viana.
O TBV é apontado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal como o monumento mais visitado de Brasília. Por ano, passam por lá cerca de 1 milhão de pessoas, ou seja, aproximadamente 2.800 por dia. Viana explica que o espaço já era muito visitado durante a construção: ;Pela ousadia do projeto ; uma pirâmide com sete faces e não com quatro, como tradicionalmente ;, já despertava a curiosidade de muita gente.; O encanto também alçou o espaço ao posto de uma das Sete Maravilhas de Brasília.
;Poderia ter sido utópica a criação de um templo que recebesse todas as pessoas, cada uma com o seu deus, do mesmo jeito. Mas não é só a palavra ;ecumenismo;. O Templo hoje é a prova concreta da prática do ecumenismo;, avalia Enaildo Viana. Nas galerias da instituição, uma menorá, candelabro de sete velas que constitui um dos maiores símbolos do judaísmo, é vizinho de um Corão, livro sagrado do Islã. As paredes têm retratos de símbolos mundiais da paz, sejam eles religiosos, políticos ou artistas. Jesus, Gandhi, John Lennon, Lutero e Buda, entre outros, estão todos lá. Na nave da pirâmide, não há imagens. Apenas símbolos da terra, da água, do ar e do fogo, reconhecidos por todos os credos.
A espiral
Talvez a parte mais conhecida do Templo da Boa Vontade seja a Nave, que abriga o circuito de meditação e fica aberta 24 horas por dia. A espiral de sete voltas que termina exatamente embaixo do cristal não costuma ficar vazia. Recebe peregrinos de todas as religiões e até aqueles sem vínculo com credo religioso que procuram por momentos de meditação. A professora Vanessa Romão Rodrigues, 28 anos, encontrou no TBV o conforto de um espaço de oração que buscava desde que trocou Goiânia (GO) por Brasília, há seis anos. ;Nasci dentro do espiritismo e não havia encontrado outro lugar em Brasília no qual me sentisse tão bem;, explica.
A relação de intimidade com o espaço aumentou desde que ela descobriu, no fim de setembro, que sua gravidez, agora na fase final, passava por alguns problemas. ;Fiz uma ecografia que mostrou que meu bebê estava com duas semanas de atraso no desenvolvimento. Fui à LBV, fiz o espiral e rezei muito. Pedi proteção;, diz. Desde então, ela passou a ir todos os dias ao templo. Em 6 de outubro, o médico disse a ela que o melhor seria submeter-se a uma cesariana, o que não fazia parte dos planos de Vanessa. ;Fiquei chateada. Mas quando ele marcou o dia do parto, fiquei mais tranquila. Soube que ia dar tudo certo.; A certeza veio porque a data eleita pelo obstetra fará com que Davi Gabriel, o segundo filho da professora, faça aniversário no mesmo dia que o Templo da Boa Vontade. Hoje, antes de seguir para o hospital para dar à luz, Vanessa vai caminhar mais uma vez na espiral. ;Me senti presenteada por ter meu filho nesse dia. Estou pedindo para que tudo dê certo;, diz.
PARA SABER MAIS
Ecumenismo, a meta
A Legião da Boa Vontade é uma entidade genuinamente brasileira fundada em 1; de janeiro de 1950 pelo jornalista, escritor e radialista Alziro Zarur, que em 1949 havia começado, com sucesso, o programa de rádio Hora da Boa Vontade, na Rádio Globo. O objetivo da entidade é promover o ecumenismo irrestrito entre as religiões e as pessoas. A LBV atua em projetos sociais que atendem crianças e idosos carentes. No ano passado, os programas atenderam 8,5 milhões de pessoas. Templos da entidade estão presentes em todo o país e também na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. A LBV atua na Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1994 e desde 1999 tem status consultivo geral no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc).
Programação de aniversário da LBV
Amanhã
10h ; Bênção batismal da Religião de Deus para crianças.
Local: Fonte Sagrada do TBV
19h ; Ato ecumênico com participação do Coral do Templo da Boa Vontade
Local: Nave do TBV
21h ; Corte do bolo de aniversário e abertura da exposição Rumo ao infinito, com obras de 21 artistas do Distrito Federal, e mostra cultural e artística Tempo da Boa Vontade 21 anos ; Um teto para a humanidade, da Academia Jesus, o Cristo Ecumênico.
Local: Galeria de Arte do TBV
Sexta-feira
Das 9h às 14h ; Oração ecumênica para os peregrino a cada hora.
Local: Nave do TBV
17h ; Cerimônia de unção ecumênica no Cristo de Deus, da Religião de Deus
Local: Nave do TBV
20h ; Espetáculo Música legionária ; identidade e coração, com a participação de corais e grupos musicais de várias regiões, em comemoração aos 60 anos da LBV.
Local: Plenário José Paiva Netto, no ParlaMundi
Sábado
9h ; Momento de espiritualidade ecumênica. Apresentação das canções vencedoras do Festival Internacional de Música da LBV, promovido pela Juventude Ecumênica Militante da Boa Vontade.
Local: Nave do TBV
14h ; 35; Festa dos Casais Legionários com atividades culturais dedicadas às famílias e à comemoração dos 60 anos da LBV.
Local: Nave da TBV
16h ; Sessão solene: mensagem do fundador do Templo da Boa Vontade, José de Paiva Netto, em comemoração aos 21 anos da Pirâmide da Paz
Local: Nave do TBV