As fortes chuvas dos últimos dias obrigaram a Administração Regional do Guará a organizar uma força-tarefa para a remoção de árvores caídas. As áreas mais afetadas foram as QEs 02, 08 e 14 do Guará I, além do setor de chácaras 06 da Colônia Agrícola Águas Claras. As atividades tiveram início segunda-feira (18/10) e devem durar até o final da semana. Terminadas as remoções, a região ficará em estado de alerta para as próximas chuvas.
Estão envolvidos na operação, além da administração regional, o Corpo de Bombeiros, a Companhia Energética de Brasília (CEB), Defesa Civil, e Companhia Urbanizadora da Nova Capital. As equipes removem os resíduos deixados pelas chuvas e fazem a poda de árvores que podem causar acidentes.
Uma ação paralela ocorre na QE 40, na altura da linha do trem. No total, 70 homens e 10 caminhões do Serviço de Limpeza Urbano (SLU) removem o lixo do local. De acordo com a assessoria de imprensa da administração do Guará, o lixo é depositado pelos próprios moradores e carroceiros que passam pela área, e as operações para retirar os resíduos são periódicas.
Os moradores do Guará podem pedir a poda de árvores pelo telefone da ouvidoria geral do GDF (156) e ouvidoria da Administração Regional do Guará (3383-7237 e 3383-7238). A população poderá contatar, ainda, o Corpo de Bombeiros (3901-5964) e Defesa Civil (3901-5819).