Jornal Correio Braziliense

Cidades

Processo de registro na rede pública de ensino para 2011 começam na segunda

Cadastramento pela internet foi desativado. Calendário do ano que vem deve ser divulgado na próxima semana

A Secretaria de Educação divulgou ontem a estratégia de matrícula para o próximo ano letivo na rede pública de ensino. De acordo com o documento, nesta segunda-feira tem início a renovação automática dos alunos com mais de 75% de frequência nas escolas. Os pais desses estudantes sequer precisam ir aos colégios. Já os responsáveis por aqueles com menos de 25% de presença nas aulas durante todo o ano letivo terão que seguir até as unidades de ensino onde os jovens estudam para fazer a renovação obrigatória da matrícula. O prazo termina em 29 de outubro. Segundo a diretora de Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, Lívia Queiroz Rodrigues, nos próximos dias as escolas deverão informar sobre a situação de frequência dos alunos aos responsáveis.

O sistema de cadastramento e triagem por telefone, por enquanto, está desativado. A previsão é de que ele comece a operar a partir de 25 de outubro para atender os pais de crianças com necessidades especiais e com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), que serão os primeiros beneficiados pelo mecanismo de matrícula via ligação telefônica. Na sequência, serão escolhidas, para esses meninos e meninas, as escolas mais próximas de suas residências. De 3 a 9 de novembro, porém, os responsáveis pelos alunos especiais serão convocados a comparecer nas diretorias regionais de ensino para efetivação das matrículas.

A quarta etapa do processo de matrícula será dedicada àqueles que ainda não fazem parte da rede de ensino. De 1; a 28 de novembro, interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou na Educação Básica (que inclui os ensinos infantil, fundamental e médio) deverão ligar no telefone 156, opção 1. A expectativa é de que cerca de 60 mil busquem por vagas nas escolas públicas. Em 2009, a rede registrou aproximadamente 56 mil inscrições nos ensinos infantil, fundamental e médio. Delas, 48,2 mil foram contempladas. "É essa triagem que garante com que os estudantes fiquem próximos de casa, por isso é importante informar o CEP correto", alerta Lívia de Queiroz Rodrigues. "Atendemos 100% dos ensinos fundamental e médio. Não houve evolução na educação infantil, mas conseguimos atender 74% dos alunos. Dos 28 mil inscritos, apenas 7,8 mil ficaram de fora", esclarece a diretora de Organização do Sistema de Ensino.

O período de 16 a 24 de novembro será para remanejamento escolar. Os alunos que, por mudança de residência, ou os pais que quiserem deixar os filhos mais próximos do trabalho deverão ficar atentos para não perder o prazo. Já os interessados pleitear uma vaga nos Centros Interescolares de Línguas (CILs) vão ligar no 156 de 29 de novembro a 5 de dezembro.

Sem internet
Diferentemente do ano passado, os pais não poderão usar a internet para matrícula. O recurso - que funcionava 24h e ajudava a descongestionar o telefone - está inabilitado. "O número de matrículas pela internet foi pequeno. Será mantido o acesso pelo telefone 156. Por enquanto, a internet está suspensa, devido às dificuldades encontradas este ano, no governo e com empresas de informática. Mas a possibilidade de o sistema voltar a funcionar não está descartada", adiantou a diretora de Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação.

Calendário 2011
A crise política que sacudiu o Distrito Federal desde o início do ano chegou às salas de aula. As mudanças nas diretorias escolares, as exonerações de gestores e as trocas de secretários se refletiram em atraso na elaboração do calendário escolar. De acordo com o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), normalmente, o quadro de ensino é discutido em meados de agosto e setembro. O Sinpro teme que o planejamento tardio ameace o início do próximo ano letivo. "Este ano, as constantes exonerações (no governo) afetaram o andamento do processo letivo. O calendário escolar ainda não está pronto e até há pouco não havia estratégia de matrícula, o que inevitavelmente vai atrasar o início das aulas do ano que vem", pontuou o coordenador de Assuntos Jurídicos do Sinpro, Washington Dourado.

O calendário está previsto para ser publicado na próxima semana. "Precisamos fazer algumas alterações pedidas pelo Sinpro. Normalmente, o calendário sai no começo de outubro. Esta semana ele foi encaminhado ao Sindicato e à Promotoria de Educação e deverá ser publicado concomitantemente às estratégias de matrícula", espera Lívia Queiroz Rodrigues.

Preocupada com a educação das três filhas - Emilly, 9 anos, Isabelle, 7, e Evellyn, 5 -, Maria Marlene de Jesus Souza, 46 anos, já procurou em duas oportunidades o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 2 da Estrutural atrás de informações sobre o cadastramento escolar das meninas para 2011. Nas duas tentativas, a comerciante voltou para casa insatisfeita com as respostas dos educadores. "Na primeira vez, disseram que não tinham conhecimento, mas que eu poderia retornar dias depois que elas já dariam as coordenadas. Porém nada mudou. Na sequência, as professoras me pediam para ligar no 156, que não apresentava a opção de telematrícula", descreveu a moradora da Estrutural.

Programe-se

DE 18 A 29 DE OUTUBRO
Renovação automática dos alunos com mais de 70% de frequência nas escolas da rede pública. É importante que pais de estudantes infrequentes procurem as escolas para renovação obrigatória da matrícula

DE 25 A 31 DE OUTUBRO

Estudantes com necessidades especiais e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), pelo 156, opção 2

DE 1; A 28 DE NOVEMBRO
Começa a fase de matrículas para Educação de Jovens e Adultos e Educação Básica (que inclui os ensinos infantil, fundamental e médio), pelo telefone 156

DE 3 A 9 DE NOVEMBRO
Período para triagem de alunos especiais nas diretorias regionais de ensino. A regional entrará em contato com os pais de alunos inscritos;

DE 16 a 24 DE NOVEMBRO
Período de remanejamento escolar, quando os alunos com interesse poderão trocar de escolas.

DE 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO
Centros Interescolares de Línguas (CILs), pelo 156, opção 2

TELEFONE
O 156 vai funcionar das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados

LEMBRE-SE
Tenha em mãos, no momento da matrícula, o nome completo do estudante, a data de nascimento (dia, mês e ano), o nome completo da mãe, o endereço da residência com o CEP, e o tipo de deficiência ou o TGD, se for o caso.