Jornal Correio Braziliense

Cidades

Sebrae promove semana para formalizar empreendedores em Ceilândia

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) promove, de segunda-feira (18/10) até sábado (23/10), a Semana da Formalização de Empreendedores Individuais na Praça Central de Ceilândia, próximo ao Restaurante Comunitário. O evento acontece de 9h às 17h, com excessão do sábado, quando terminará às 16h.

De acordo com o gerente de orientação empresarial do Sebrae-DF, Ary Ferreira, o objetivo é ajudar a formalizar dos profissionais da região. "Em apenas dez minutos a pessoa consegue se tornar um empreendedor individual. Durante a semana, a pessoa também será orientada e poderá participar de palestras gratuitamente", explica.

Doze integrantes do Sebrae estarão na Praça Central de Ceilândia orientando os futuros empreendedores individuais, que também poderão assistir a palestas todos os dias de 10h às 11h, 11h às 12h, 14h às 15h e das 16h às 17h.

Segundo Ary Ferreira, este é a primeira vez que a semana acontece em Ceilândia e deve beneficiar os mais de 300 mil habitantes da região. "Levaremos o conhecimento para Ceilândia, que é o lema do Sebrae, para uma das cidades que tem maior concentração de pessoas do DF", afirma o gerente.

Empreendedor Individual
O programa empreendedor individual do Sebrae, que existe desde julho de 2009, já formalizou mais de 11 mil pessoas no DF. Só em Ceilândia, o número é de 1,2 mil, segundo o gerente de orientação empresarial do Sebrae.

Ary Ferreira explica que o programa tem o objetivo formalizar qualquer pessoa que trabalha por conta própria e dedique atividades de comércio, indústria ou serviços de faturamente que atinjam até R$ 36 mil anualmente. "São mais de 400 atividades que se encaixam no empreendedor individual. Entre elas, camelôs, ambulantes, marmiteiros, pintores, mecânicos, marceneiros, pipoqueiros e borracheiros", diz.

O processo para se tornar um empreendedor indivual leva apenas dez minutos. "Nesse tempo, a pessoa já consegue se formalizar e conseguir o cadastro nacional da pessoa jurídica (CNPJ), que vai garantir facilidade no acesso a créditos em financeiras e melhorar o serviço", garante Ary. Depois da formalização, o empreendedor individual deverá pagar mensalmente R$ 62,10, que garantirá o auxílio doença e a aposentadoria. O documento pode ser impresso pelo site www.df.sebrae.com.br.

Passaporte
Além dos benefícios, os empreendedores individuais do Distrito Federal receberão um cartão, chamado de Passaporte do Empreendedor. O cartão concede a participação em eventos, palestras, oficinas e até de orientações dos profissionais, de forma gratuita, pelo Sebrae-DF. O gerente Ary Ferreira ressalta a importância do benefício. "O Sebrae quer levar o conhecimento e capacitar os empreendedores. Com isso, eles podem até aumentar as vendas", finaliza.

Serviço
Semana da Formalização de Empreendedores Individuais
Data: 18 a 23/10
Horário: 9h às 17h, exceto no sábado das 9h às 16h
Local: Praça Central de Ceilândia, próximo ao Restaurante Comunitário
Mais informações: www.df.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800

Palestras sobre a formalização
Data: 18 a 22/10
Horário: 10h, 11h, 14h e 16h (todas com uma hora de duração)