Jornal Correio Braziliense

Cidades

Alunos de Brazlândia recebem o projeto de preservação do Lago do Descoberto

O Lago do Descoberto é responsável por 65% do abastecimento de água do Distrito Federal e, nos últimos anos, sofre com crescentes degradações. Por isso, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizará amanhã (14/10), no Centro de Educação Fundamental Incra 8, em Brazlândia, uma ação ambiental para os alunos.

O projeto, denominado Descoberto Coberto, tem o objetivo de fazer com que as crianças sensibilizem a comunidade rural da orla do Lago do Descoberto sobre a importância do uso racional dos recursos hídricos e florestais da região. De acordo com o Ibram, só assim haverá a garantia de conservação e manutenção da qualidade e da quantidade de água do principal manancial de abastecimento da capital.

Espera-se que 1.200 alunos participem de palestras de conscientização que incluem a temática Bacia do Rio Descoberto e o Uso Sustentável da Água. Além disso, estandes com os temas uso e Proteção do Solo, Proteção de Mananciais e Qualidade da Água, Projeto Reflorestar, Uso Sustentável da Água, Área de Preservação Permanente e Oficina de Papel serão montados para visitas dos alunos. O projeto realiza ainda a plantação de mudas nativas na orla do lago.

O trabalho é uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Secretaria de Agricultura (Seapa), a Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Adasa) e a Associação Pró-Descoberto.