Crianças e religiosos em festa. Hoje é dia de trocar os sapatos pelos chinelos e aproveitar os eventos comemorativos voltados para a garotada e para Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília. Quem quiser passear com a família encontra uma série de atividades espalhadas por todo o Distrito Federal (veja quadro). Peças teatrais, oficinas, apresentações musicais, missas infantis e outras atividades fazem parte das opções do feriado.
Além de ver os animais, os visitantes do Jardim Zoológico de Brasília poderão participar da abertura da Semana da Acessibilidade. Ao lado da Secretaria de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes do zoo montaram um espaço para atender as crianças com deficiência. A mobilização fica por conta do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coddede). A programação inclui ainda espetáculos cênicos e circenses, com mágicos, palhaços e malabaristas e roda de capoeira. Caminhadas noturnas ocorrerão de amanhã a sexta-feira.
Meninos e meninas que quiserem aliar cultura a diversão podem ir à Feira do Livro. Os organizadores do evento preparam oficinas especiais para a criançada. As peças têm como enredo histórias de personagens do seriado infantil Hannah Montana e dos desenhos de Walt Disney. Os pequenos encontrarão oficinas de culinária, recitais literários, cordel e outras atividades literárias. Os pais não precisam pagar nada. Só devem chegar cedo para garantir a vaga dos garotos.
Passar o feriadão ao ar livre também é uma boa pedida. O mais tradicional complexo de brinquedos do Parque da Cidade, o Ana Lídia, abre cedo, às 8h. Os clubes de Brasília também devem estar repletos de famílias como a do administrador Rogério Leal, 41 anos. O morador de Ceilândia pretende levar a mulher, a policial civil Adriana Leal, 37, e os filhos Alessandro, 1, e Beatriz, 5, a um clube na Asa Sul. ;É a forma como normalmente comemoramos o Dia das Crianças. O que importa é passar a data juntos;, resume.
Milagre
Em 1717, três pessoas pescaram a imagem de uma santa negra no Rio Paraíba do Sul. A vila onde o milagre ocorreu virou a cidade de Nossa Senhora Aparecida (SP), emancipada em dezembro de 1928. Além do país como um todo, Nossa Senhora é a padroeira de Brasília. Um réplica da santa chegou ao Distrito Federal em 3 de maio de 1957.
[SAIBAMAIS]A imagem passa o ano inteiro na Catedral Metropolitana e só sai do local em 12 de outubro, dia em que é levada para o altar externo montado no gramado do Eixo Monumental.
Festa para a santa
Padroeira do Brasil e da capital federal, Nossa Senhora de Aparecida recebe hoje, na Esplanada dos Ministérios, uma festa que começa pela manhã. As atividades vão até o fim da tarde e terminam com uma procissão.
Representantes da Arquidiocese de Brasília preparam uma cobertura de 800 metros quadrados, com barracas e outras atividades. Haverá missa infantil, brinquedos infláveis, pintura de rosto e festival de sorvete.
O ponto alto ocorre no fim da tarde. Presidida pelo arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, a missa das 17h termina com a procissão pelo Eixo Monumental. Os fiéis carregarão a imagem de Nossa Senhora e, no trajeto, pedirão três bênçãos. ;Uma para os doentes que não puderem comparecer, outra para as famílias e a última para os governantes, de frente para o Congresso Nacional;, explica o monsenhor Marcony Vinicius Ferreira, pároco da catedral.
Se for preciso, Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) reforçará as linhas de ônibus com destino à Rodoviária do Plano Piloto, das 13h às 22h. A Linha 108.2, que liga o complexo à catedral, será ativada no mesmo período, com viagem gratuita para idosos e deficientes. Os demais coletivos rodam em horários de feriado.