A terra tremeu no Distrito Federal e muita gente não teve tempo sequer de entender o que estava se passando. Houve quem percebesse e, na dúvida se era ilusão ou realidade, tenha ficado calado até ouvir mais relatos. Outros tripudiavam da percepção alheia. Várias empresas privadas e também órgãos públicos viveram situação parecida.
No Setor Bancário Norte, vários prédios foram esvaziados. Dentre eles, o da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), o dos Correios e o da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na Asa Norte, muitos edifícios públicos da W3 também tiveram de ser evacuados às pressas, como os da Secretaria de Fazenda, do Sebrae, da Caixa Econômica Federal e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A reportagem do Correio percorreu vários pontos do DF e conversou com brasilienses que sentiram, ou não, o maior tremor de terra ocorrido na capital (veja abaixo)
Rapidamente, as redes sociais da internet se encheram de comentários. No Twitter, pulularam, de 140 em 140 caracteres, os testemunhos (veja também abaixo) sobre o abalo sísmico. ;Eu estava no sofá de casa, moro no Bandeirante. Aqui barulho é comum, mas tremor nunca havia sentido antes. Foi assustador!”, escreveu Jenifer Sousa. ;O Plano Piloto parou, geral saindo dos prédios, minha filha falou que o fórum fechou, tremeu tudo;, afirmou Mauro Leite Pereira.
No e-mail do Correio, inúmeros relatos, vindos de todos os cantos do DF, também começaram a chegar imediatamente após a terra tremer (leia mais na página 36). Um dos mais curiosos: ;No Superior Tribunal Federal, todos sentimos o tremor. Há aqui um mexicano prestando consultoria para uma empresa. Ele, mais acostumado com tremores, teve o instinto imediato de se jogar para debaixo da mesa. Ficamos todos sem entender. Houve também queda de objetos das mesas. Um colega se sentiu enjoado e passou mal por alguns minutos;, contou o internauta Leonardo B. Rosa.
O tremor pela cidade
Setor Hoteleiro Norte
;Sinceramente, achei que fosse brincadeira;
Ariadne Sakkis
;Sabe quando você acha que está com labirintite?;, tenta explicar a vendedora Kelline Lopes, 28 anos, a sensação que teve. Funcionária de uma loja de decoração do Shopping ID, no Setor Hoteleiro Norte, ela não entendeu quando o alarme de emergência tocou e servidores da administração avisaram que todos deveriam deixar o prédio dentro de dois minutos. ;Sempre tem treinamento de emergência nesse prédio. Sinceramente, achei que fosse brincadeira. A certeza de que alguma coisa séria tinha acontecido só veio quando vi todo mundo do lado de fora;, conta. As medidas de segurança, conta a vendedora, não foram totalmente respeitadas e houve quem descesse os andares de elevador. Após a evacuação, o prédio passou por inspeção de brigadistas e o shopping foi fechado.
Asa Norte
;Terremoto? Ninguém ia imaginar;
Na Asa Norte, muitos prédios públicos da W3 tiveram de ser evacuados às pressas, como os da Secretaria de Fazenda, do Sebrae, da Caixa Econômica Federal e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A digitadora do CNPq Sabrina Xavier, 25 anos, trabalhava no terceiro andar do edifício, localizado na 507 Norte, quando o chão tremeu. Pelos cálculos de Sabrina, o relógio marcava 17h15. ;Na hora, não senti. Só acreditei quando vi a tela do computador e a água tremendo no copo. Primeiro, achei que fosse alguma coisa com o prédio mesmo;, relembra. Segundo a digitadora, houve tumulto no esvaziamento do imóvel. ;As pessoas estavam assustadas. Terremoto? Em Brasília? Ninguém ia imaginar;, afirma. O expediente na maioria dos prédios onde o abalo pode ser sentido foi encerrado logo após a saída dos servidores. (AS)
Águas Claras
Poucos notaram
Ataide de Almeida Jr.
O tremor também foi sentido em algumas áreas de Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia. Pelo Twitter, moradores dessas regiões disseram que alguns prédios haviam sido evacuados. No entanto, a maioria das pessoas com quem o Correio conversou não percebeu o tremor e só ficou sabendo do ocorrido pela imprensa. Soldados da Polícia Militar que faziam ronda pela Avenida das Araucárias, em Águas Claras, ouviram rumores de uma evacuação, mas não registraram tumulto nas ruas. Dos 16 prédios visitados pela reportagem, apenas em dois deles os funcionários afirmaram terem sentido algo. A empregada doméstica Patrícya Ferreira, 26 anos, contou que viu a varanda do apartamento em que trabalha se mover. ;Não senti muito, mas deu um certo medo. Só faltava isso em Brasília;. O vigilante de um edifício da avenida, Cléber Mendes, 32 anos, relatou que um morador sentiu o chão tremer quando voltava da padaria. ;Ele disse que o piso havia balançado, mas passou rápido;, afirmou.
Setor de Autarquias Sul
Servidores evacuam TSE
Mariana Sacramento
O tremor de terra também foi sentido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Setor de Autarquias Sul. Pouco depois das 17h, os servidores começaram a deixar o prédio. ;Senti minha mesa tremer duas vezes.
Na última, saí correndo os lances de escada.
Os meus colegas de seção também sentiram.
Cheguei a pensar que o edifício poderia cair comigo dentro;, conta o secretário César de Oliveira (foto), 23 anos, morador de Luziânia. Uma hora depois, os funcionários puderam retornar ao trabalho. Mas poucos se arriscaram. Já no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que fica ao lado do TSE, a técnica judiciária Dora Barros, 50 anos, não sentiu o abalo de terra. ;Eu estava debruçada em um processo quando os seguranças pediram para deixar a sala. Ainda desliguei o computador, a luz e peguei a bolsa. Passada a confusão, a gente para pra pensar e se preocupa. Nunca soube de terremoto em Brasília;, disse.
Setor Bancário Norte
Colegas alarmados
Luiz Calcagno
No Setor Bancário Norte (SBN), uma funcionária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lembrou-se dos momentos de estranheza quando sentiu o prédio vibrar. Cynthia Bertholini (foto), 48 anos, contou que os funcionários ficam divididos em baias, e que os poucos segundos do abalo foram suficientes para que os colegas se alarmassem. As pessoas saíram do prédio pelas escadas. A retirada durou pouco mais de 15 minutos. ;Foram 15 segundos, de repente, parou, e em seguida tremeu mais um pouco. Na hora começamos a falar, por telefone e pela internet, com colegas de outros prédios, que também sentiram o tremor;, contou. No prédio dos Correios, também no SBN, o técnico administrativo Geraldo Carvalho, 45, relatou que a primeira coisa que sentiu tremer foi a cadeira. Ele lembra que nem todos perceberam, mas logo a notícia se espalhou. ;Começamos a comentar e olhei pela janela. Vi que vários outros prédios eram evacuados;, falou.
Asa Sul
Sem susto na faculdade
Na 913 Sul, estudantes da Universidade Paulista (Unip) afirmam ter sentido o tremor, principalmente os do Bloco B do prédio principal. Uma estudante relata que esperava para entrar na sala e sentiu ;algo estranho;, mas não soube dizer o que era. Só entendeu que a terra tinha tremido mais tarde, quando olhou na internet. O aluno de direito Vinícius Alves de Lima (foto), 21, contou que estava no computador quando viu as coisas na mesa tremerem. Diz que não pensou que se tratasse de um tremor de terra, por isso não ficou assustado na hora. ;Vi que tinha uma coisa estranha, mas a princípio pensei que fosse um veículo grande passando. Só depois soube que tinha sido um tremor de terra;, disse. Antônio Carlos de Rezende, 28 anos, foi à instituição visitar um colega e ouviu as pessoas falarem do tremor. ;Um vigia que estava na sala de informática disse que sentiu tudo tremer. Ele nunca tinha visto aquilo. Para mim não foi estranho. Essas coisas acontecem, porque a terra está sempre mudando;, avaliou. (LC)
TUITADAS
;Moro na 209S. Meu prédio tremeu por uns 10 segundos. Foi estranho. A mesa tremia muito.;
Herclemand
;No antigo prédio da OAB na L2Sul tremeu, quem está no 11; andar vai de escada, hj eu que não sou louca de entrar nesse elevador.;
CleidyAraujo
;Tivemos que evacuar o prédio do trabalho.. Agora estou em casa vendo as notícias do terremoto!”
odilontalk
;Tremeu tudo em Brasília. Tivemos que evacuar o prédio da Procuradoria. Terremoto nível 5 no Centro-Oeste. Surreal.;
@2012@lfjfilho
;Sentimos o prédio tremer aqui na 309 Norte, minha mesa tremeu, foi uma coisa muito estranha.;
@Andiara_JG
;Estou na biblioteca do Uniceub e todos acharam a princípio que fosse algo relacionado a uma obra ao lado.;
@Igorpbarbosa
; Eu senti um tremor em minha casa aqui no Riacho Fundo 1. Deve ter sido pq eu estava no 2; pavimento e senti a casa balançar.;
@karlajoyce
;Saídas do SAS completamente paradas por todos os lados, ninguém consegue sair.;
@cesaraovivo
" Moro na Asa Norte e senti o tremor"
@deiasiilva
"Eu senti no SCS, chegamos a evacuar o escritório."
@Cirpsa
"Senti no meu prédio que fica no Cruzeiro, a cadeira foi e voltou, foi e voltou... coração a mil!!"
@mariucb