Apesar das chuvas na tarde desta quarta-feira (6/10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou hoje o dia mais quente do ano. Às 15h, os termômetros marcaram 33,2;C e a umidade relativa do ar ficou em 24%. Ainda assim, a água começou a cair em algumas regiões do Distrito Federal como Águas Claras, Ceilândia e Sudoeste.
De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, o motivo do calor é a massa de ar seco e quente na região central do Brasil. "Desde ontem passamos por variações muito bruscas nas condições do tempo. Houve uma virada rápida do vento que veio da região Norte e trouxe umidade. Por isso começou a chover", analisa. Ainda de acordo com a especialista, o vento úmido associado a áreas de instabilidade em Goiás antecipou em 8 horas a chegada da chuva.
Para esta quinta-feira (7), a previsão é de chuva com a temperatura em torno de 30;C. Já na sexta (8), o tempo deve ficar nublado a enconberto com pancadas de chuvas e trovoadas. A máxima deve ficar em torno de 28;C e a mínima 19;C.
Período de seca
A estiagem de 2010 castigou Brasília durante 125 dias. As primeiras chuvas chegaram ainda tímidas no último dia 28. O período de seca foi o maior dos últimos cinco anos, quando registrou recordes de queimadas. Até 20 de setembro, o Corpo de Bombeiros atendeu 2.686 ocorrências em todo o DF somente neste ano.