A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) publicou, esta semana, o edital que permite a contratação de empresas para a construção do primeiro Mercado de Peixe do Distrito Federal. De acordo com a arquiteta da Seapa, Roberta Sado, após a publicação do edital, a Seapa tem 30 dias para concluir o processo de licitação, estimada em R$ 530 mil. "A expectativa é de que a obra seja executada em três meses, mas tudo ainda depende da licitação e do decorrer da construção", explica.
O primeiro Mercado de Peixe no DF, que vai funcionar dentro das Centrais de Abastecimento (Ceasa), ao lado do Centro de Capacitação, tem o objetivo de criar um espaço para vender e processar o pescado. Segundo Roberta Sado, o projeto vinha sendo elaborado há bastante tempo, mas só pôde ser concluído no primeiro semestre deste ano.
A arquiteta o define como diferenciado. "O piso será todo revestido para evitar contaminação no processo de limpeza do pescado, as áreas de tanques serão separadas e, ainda, terão telhas para evitar a chegada de mosquitos no local, onde ficarão os peixes", garante.
O mercado deverá ocupar uma área de 285 m; e terá boxes para atendimento, sala de processamento, câmara fria e uma fábrica de gelo. O projeto teve o auxílio de profissionais do interior de São Paulo, onde já existe esse tipo de mercado. Participaram também representantes da área de veterinária e zootecnia.