Jornal Correio Braziliense

Cidades

Projeto Re(vi)vendo Êxodos promove caminhada para estudantes

Muitos alunos reclamam da monotonia que é aprender apenas dentro das salas de aula. No entanto, 70 estudantes do Centro de Ensino Médio Setor Leste, CEF 104 Norte e Centro de Ensino da Asa Norte estão tendo a oportunidade de sair da rotina. Eles são participar do Projeto Re(vi)vendo Êxodos: uma caminhada que dura sete dias pelas cidades de Cavalcante, São João da Aliança, Água Fria, Mimoso, Padre Bernardo, Alto Paraíso e Brazlândia.

Vinte monitores universitários e professores convidados em parceria com o Exército e com o Corpo de Bombeiros também acompanham os jovens no percurso, que começou hoje e termina no dia 10/10.

Para o professor e diretor da CEF 104 Norte, Marcus Vianna, o projeto é muito importante para o desenvolvimento do ensino e da identidade cultural dos alunos. "Nós fazemos trilhas históricas, passamos por cidades que possuem uma bagagem histórica enorme para a região, além do contato direto com o meio ambiente tradicional do Centro-Oeste", explica. A rotina dos estudantes consistirá em caminhar pelas manhãs, assistir a aulas de tarde e participar de eventos culturais nas cidades à noite.

Esta é a quinta edição do projeto, que já percorreu outras regiões do país. Em cada uma, alguns autores são escolhidos para tematizar a caminhada e fazer os alunos pesquisarem a bibliografia de cada um. Dessa vez, os nomes escolhidos foram Raquel de Queiroz e Joaquim Nabuco, além do compositor Noel Rosa. Ao final da caminhada, será realizada uma amostra fotográfica no Espaço Cultural Renato Russo na 508 sul.

A atividade é uma parceria entre o Clube dos Pioneiros de Brasília, o Corpo de Bombeiros do DF, o Exército Brasileiro, a rede pública de ensino do DF, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outras instituições.