Jornal Correio Braziliense

Cidades

CEB dobra o número de funcionários em plantões por conta das chuvas

Após ocilações de energia em algumas cidades do Distrito Federal, a Companhia Energética de Brasília (CEB) dobrou o efetivo em plantões. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, agora, 70 equipes estão no atendimento - o que corresponde a cerca de 200 profissionais. O objetivo é restabelecer a energia nas áreas que possam ser afetadas no período de chuvas.

Segundo o diretor de Operação Marcus Fontana, o problema é causado por chuvas e fortes ventos, de até 70km/h, que chegaram à capital. ;Mesmo depois do restabelecimento no fornecimento alguns consumidores permaneceram sem energia. Esses são os chamados desligamentos isolados - quando o fornecimento é normalizado, mas, por algum motivo, como queimas de transformadores e problemas no circuito, alguns pontos continuam sem energia;, explicou.

Tempestade de poeira
Na última terça (28/9), uma tempestade de areia gerou transtornos à população brasiliense. Cidades como Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, ficaram sem energia elétrica. Durante esse período, 34 equipes de manutenção estiveram a postos para reparar o fornecimento.

Prevenção
Ainda segundo a assessoria, para minimizar os impactos causados pelas chuvas, a CEB preparou um Plano de Prevenção. Nessa época do ano, as fortes chuvas e os ventos podem causar descargas elétricas, interferências causadas por árvores, curtos e oscilações na rede. Para diminuir estes efeitos, a companhia realiza manutenções diárias programadas em toda a cidade, poda de árvores, além da limpeza dos circuitos.

Há, ainda, investimentos para melhoria do sistema elétrico. Nos últimos quatro meses, foram investidos R$ 58 milhões, mais que a média anual de investimentos nos últimos 10 anos. No total, devem ser gastos aproximadamente R$ 100 milhões até o final de 2010.