Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação flagra 31 drogarias fechadas durante plantão nesta madrugada

A Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (29/9), uma operação que fiscalizou o funcionamento de 92 drogarias que deveriam estar abertas em regime de plantão no Distrito Federal. Destas, apenas 86 puderam ser fiscalizadas. Nos outros seis endereços já não funcionavam mais farmácias. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Gustavo de Lima, destas, 31 drogarias foram flagradas fechadas descumprindo a determinação.

Dos estabelecimentos fiscalizados, apenas 55 funcionavam dentro da rotina de plantão. O diretor Gustavo explica que as fiscalizações acontecem mensalmente, mas não há um programação rígida. No caso desta quarta-feira, mais de 60 profissionais participaram da ação, que aconteceu das 0h às 3h, em todo o Distrito Federal. "Eles foram de Brazlândia a Santa Maria, de Planaltina a Ceilândia e em todo o Plano Piloto", garante Gustavo.

De acordo com Gustavo, das mais de 300 farmácias em todo o DF, um terço delas precisa ficar aberto em regime de plantão. O objetivo da operação é verificar o cumprimento desta lei. Sobre a determinação, ele explicou que é feita uma reunião envolvendo os donos das drogarias, o sindicato e a Vigilância Sanitária, onde é determinado quais estabelecimentos devem permanecer abertos durante a madrugada. Em seguida, a decisão é publicada no Diário Oficial da União.

As drogarias infratoras podem ser interditadas por, no mínimo, 24 horas e ainda podem ser multadas em um valor que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, como informado pelo diretor Gustavo de Lima.