Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comércio brasiliense registra crescimento de 7,4% nas vendas em agosto

A alta em relação a agosto de 2009 é atribuída ao Dia dos Pais e reforça a expectativa de um Natal gordo. Nos primeiros oito meses deste ano, os negócios acumularam incremento de 8,59%

O comércio varejista do Distrito Federal comemorou, em agosto, aumento nas vendas em relação ao mês anterior ; 2,48% ; e ao mesmo período do ano passado ; 7,40%. Depois de um julho tradicionalmente fraco, por conta das férias escolares e do recesso no Congresso Nacional, o movimento nas lojas de rua e nos shoppings animou os empresários para o fim do ano. Em 2010, o crescimento do setor acumula 8,59%. Os resultados foram divulgados ontem pelo Instituto Fecomércio.

A venda de carros novos puxou os índices para cima no mês passado. De acordo com a pesquisa conjuntural(1), o segmento das revendedoras de veículos registrou um faturamento médio 14,29% superior ao de julho, quando houve um recuo de 9,21%. Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodiv-DF) indicam que o número de veículos comercializados em agosto fechou em 11.287, o melhor desempenho para o mês desde 2003.

Os segmentos de calçados e de móveis e decoração também tiveram aumentos acentuados, com percentuais de 7,84% e 7,05%, respectivamente. O primeiro se recuperou depois de dois meses com o faturamento em queda. O segundo manteve o índice positivo pelo segundo mês consecutivo. Na outra ponta do ranking, livrarias e papelarias viram as vendas caírem 5,55%, após um bom mês de julho (21,35%) impulsionado pela retomada do calendário escolar.

Apesar de ser previsível, a alta no faturamento em agosto surpreendeu o presidente do Instituto Fecomércio, Miguel Setembrino. O Dia dos Pais, lembra ele, favoreceu principalmente setores como o de calçados. ;Até dezembro, o aumento das vendas não para mais. Estamos otimistas. O acumulado do ano já apresenta um índice chinês;, diz Setembrino. A Fecomércio ouviu, entre os dias 6 e 10 deste mês, 400 empresários de 16 segmentos em todo o DF.

O bom desempenho em agosto deixa o setor alvoroçado para o fim do ano. Na Líder Interiores do Shopping ID, a equipe de vendedores ; que será reforçada no mês que vem ; está pronta para atender ao aumento da demanda. Em agosto, as vendas superaram em 15% o resultado registrado no mesmo período em 2009. ;As pessoas estão sem pena de gastar para decorar da casa. O conforto virou prioridade;, percebe a vendedora Cristiane Rosa Moreira, há 11 anos na empresa.

As caixas que renovarão o estoque da Polyelle Kids, no Brasília Shopping, chegam nas próximas duas semanas. A expectativa na loja ; onde o movimento já aumentou em agosto ; agora é com o Dia das Crianças. ;Depois da data, as vendas não param mais. O preço não importa, os clientes querem saber é de qualidade;, conta a gerente Lucimar Gonçalves. O quadro de funcionários, hoje composto por quatro vendedoras, vai dobrar até 12 de outubro.

A oferta de empregos pelos varejistas cresceu 0,88% em relação a julho. Na comparação anual, a mão de obra ocupada foi 7,89% maior. No ano, o índice acumula expansão de 4,03%. Nas formas de pagamento pesquisadas, o volume de vendas negociado à vista (dinheiro ou cheque) correspondeu a 57,97%. A modalidade de cartões (crédito e débito) somou 19,58% e as operações a prazo responderam por 21,45% do montante.

1 - Metodologia
Realizada há 13 anos pelo Instituto Fecomércio, a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista adota o levantamento de informações a partir de uma amostra de empresas cujos índices de vendas são acompanhados por um período mínimo de um ano. Todos os dados financeiros coletados são deflacionados pelo IPCA nacional e sofrem uma crítica de consistência de 100%. O método de obtenção e consolidação de dados é igual ao adotado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Com esta padronização, os resultados da pesquisa realizada no Distrito Federal podem ser comparados diretamente aos das realizadas em outros grandes centros do país.

Principal empregador
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) realiza amanhã a quinta edição do Prêmio Mercador Candango, destinado a empresários pioneiros que ajudaram a construir e desenvolver a capital do país. Os homenageados deste ano são: Heraldo Cunha Moll, Nelson Serafim Cagale, Raimundo Dias de Sousa, Geraldo Vasconcelos, Sebastião de Carvalho Neto, José Aparecido Guimarães, Antônio Augusto de Moraes, Fernando Bizerra, Elenita Crisci Da Valle, Álvaro José da Silveira, Edson Sebba, Walter Machado, Sebastião Lopes e Silva e Pedro Ribeiro (in memorian). A festa de outorga dos troféus, reservada para convidados, será às 19h30, no salão Grande Oriente.