A unidade móvel do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) já realizou mais de 1,5 mil atendimentos do início do ano até agora. Desde que foi reativada, em maio de 2009, o Procon Móvel já percorreu 27 cidades do Distrito Federal.
Atualmente, o órgão conta com dois ônibus para fazer o atendimento itinerante, um deles doado no início de setembro pelo Ministério da Justiça. A expectativa, segundo o gerente do Procon Móvel, Antônio Alberto dos Santos, é de que, com o novo veículo, o número de atendimentos aumente. "Desde que foi reativada, a unidade já fez 2 mil atendimentos e deve aumentar até o final do ano, graças ao reforço da segunda unidade", prevê Alberto.
Um dos ônibus do Procon Móvel está na Estrutural, ao lado da Tenda do Trabalhador. O outro encontra-se no Paranoá, estacionado na Avenida Central, próximo à igreja São Geraldo. Os dois postos itinerantes permanecem nas cidades até o dia 1; de outubro, quando terão um novo destino definido. O horário de funcionamento é das 9h às 16h.
O consumidor que se sentiu lesado na aquisição de algum bem ou serviço pode registrar as reclamações no Procon Móvel. Para isto, basta ter em mãos os documentos de identidade e CPF e os comprovantes de aquisição do bem, como boletos pagos, notas fiscais, contrato de prestação de serviço e números de protocolo de queixas feitas junto à ouvidoria da empresa.
Para sanar dúvidas ou receber orientações, o instituto conta com um serviço de Call Center pelo número 151, além de oito postos fixos.
De 5 até 15 de outubro, um dos ônibus ficará estacionado em frente à administração regional do Gama. A outra unidade ainda não teve o destino definido.