Quatro focos de incêndio voltaram a atingir o Parque Nacional de Brasília no início da tarde desta terça-feira (21/9). Em nova avaliação por GPS nesta manhã, o Corpo de Bombeiros verificou que as chamas consumiram 13 mil hectares do local, que corresponde a 28% da reserva. O fogo havia sido controlado durante esta madrugada.
Segundo o Sargento Wagner Mourão, do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), os novos focos já eram esperados. "Está ventando muito, e isso acaba ajudando a espalhar as chamas", explicou. De acordo com ele, mais de 150 militares estão trabalhando no parque neste momento.
[SAIBAMAIS]As labaredas começaram a castigar a vegetação do Parque Nacional às 8h de domingo (19/9). A ação começou a surtir efeito após a chegada de aviões usados para o combate ao fogo. Cada aeronave tem capacidade para transportar 3,1 mil litros de água, usados no combate às chamas.
O Corpo de Bombeiros não descarta a hipótese de que o fogo tenha sido provocado. Uma perícia será realizada para procurar vestígios que indiquem se foi ou não criminoso.