Jornal Correio Braziliense

Cidades

Incêndio no Parque Nacional é o maior dos últimos três anos no DF

O incêndio que consome parte do Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, é o maior dos últimos três anos no Distrito Federal. O fogo já destruiu 10 mil hectares - equivalentes a dez mil campos de futebol - de um total de 42 mil hectares. De acordo com o tenente coronel Odílio Domingos da Silva, do Corpo de Bombeiros, apenas em 2007 um foco atingiu maiores proporções, também no Parque Nacional. Na ocasião, cerca de 35% da reserva foi danificada, contra quase 25% deste ano.

"Por conta das condições climáticas, este incêndio danificou em 24h o que levou uma semana em 2007", conta o coronel. Por volta de 10h30 desta segunda-feira (20/9), o fogo, que começou na manhã deste domingo (19/9), ainda não havia sido controlado. O incêndio já dura mais de 24h. "Metade do parque já está protegido", garante Odilho.

Nesta manhã, 294 homens da corporação e 50 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalhavam no local. A expectativa é de que o fogo seja controlado ainda hoje. "Dependemos do apoio aéreo do insituto", esclarece Odilho. Dois aviões alugados pelo ICMBio vêm de Tocantins.

Durante o incêndio, um bombeiro e dois brigadistas ficaram feridos, mas sem gravidade. Eles foram encaminhados ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

Outro foco

A Ciade da corporação localizou outro foco próximo ao lixão da Estrutural. Segundo os bombeiros, o incêndio teve início por volta de 8h40 de hoje e ainda não foi controlado. Apenas uma viatura foi enviada ao local, já que o fogo não atingiu grandes proporções.

Seca
[SAIBAMAIS]Há 117 dias não chove no DF. A estiagem aumenta o número de focos. Só neste ano, três incêndios atingiram grandes proporções. Na Chapada imperial, neste mês, aproximadamente 4 mil hectares foram devastados pelo fogo. Cerca de 1,6 mil hectares foram queimados na reserva de Águas Emendadas, também em setembro deste ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, não há previsão de chuva para esta semana. É provável que a estiagem termine por volta do dia 25 deste mês.