A previsão do Corpo de Bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é de que o incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília só seja controlado nesta segunda-feira (20/9). De acordo com Amauri Motta, gestor do parque, dois aviões com capacidade de 1,8 mil a 3 mil litros d;água devem chegar amanhã pela manhã e vão ajudar a conter as chamas.
Cerca de 137 bombeiros e 50 brigadistas do ICMBio vão trabalhar em turnos durante a madrugada. A situação pode piorar com o nascer do dia, por causa da baixa umidade do ar. O fogo já está bem próximo da represa de Santa Maria. Por causa do incêndio, o Parque estará fechado nesta segunda.
Criminoso?
O incêndio começou por volta das 7h da manhã em uma região próxima à Granja do Torto. Fiscais do parque viram jovens, que saíam de uma festa, parados próximos ao local e acreditam que eles tenham começado o incêndio.
O fogo ameaçou moradores das proximidades, que ajudaram o Corpo de Bombeiros a tentar controlar o incêndio. Um helicóptero também está no local e ajuda a apagar as chamas com o auxílio de um equipamento chamado Bambi Bucket, espécie de bolsão d;água.