Jornal Correio Braziliense

Cidades

Incêndio consome grande parte do Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções está consumindo parte do Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, neste domingo (19/9). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 7h30. O fogo continua avançando pelo parque. Por volta de 17h45, o incêndio estava perto da represa de Santa Maria. Trabalham no local 137 bombeiros com 16 viaturas.

Mais 50 brigadistas do Instituto Chico Mendes foram acionados e estão no local traçando estratégias para o combate ao fogo. De acordo com a asessoria do Instituto, se o incêndio não for controlado hoje, amanhã a situação pode se complicar por causa do sol e da baixa umidade.

Ainda segundo a assessoria, os fiscais do Parque viram jovens, que saíram de uma festa na Granja do Torto, parados próximo ao local em que começou o incêndio. Assim que as chamas forem controladas, o Instituto vai realizar uma perícia técnica para avaliar as causas.

Um helicóptero já está no local e ajuda a apagar as chamas com o auxílio de um equipamento chamado Bambi Bucket, uma espécie de bolsão de água.

Ainda não há estimativas para o controle do incêndio, o major Lindomar de Oliveira afirmou que o Corpo de Bombeiros está conseguindo atingir os objetivos, e que organizavam a substituição dos agentes para que o combate às chamas prosseguissem durante à noite. Proprietários das residências próximas ao incêndio ajudaram os Bombeiros a apagar o fogo.


Outros focos

De acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros até às 16h havia 28 focos de incêndio espalhados pelo DF. Além da Água Mineral, o fogo atinge ainda Planaltina, o Setor Militar Urbano, Samambaia Norte, a BR-251 próximo a Unaí, Ceilândia, Lago Norte e o SIG. Todos de menores proporções.

Aguarde mais informações