Jornal Correio Braziliense

Cidades

Regionais de ensino recebem orientações para Concurso de Produção Textual

Sentados a uma mesa e desfrutando de um café da manhã, os coordenadores do Leio e Escrevo meu Futuro nas 14 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) da Secretaria de Educação do Distrito Federal receberam ontem, em visita ao Correio Braziliense, as orientações finais para a disputa do Concurso de Produção Textual. No próximo dia 23, 84.597 alunos da rede pública, do 6; ao 9; anos, concorrem a mais de mil prêmios na competição.

Das 207 escolas beneficiadas pelo projeto ; e que recebem, diariamente, exemplares do jornal para trabalhos com as turmas ;, 188 estão inscritas para a prova. O número de candidatos aumentou 36,9% em relação ao ano passado, quando foi realizada a primeira edição do concurso. Além dos estudantes, os professores e os gestores também concorrem a prêmios, totalizando 13 categorias.

A apresentação da proposta da produção textual foi feita pela líder do projeto no Correio, Fernanda Pimenta. ;O momento de hoje (ontem) é para deixar claro o funcionamento do concurso, que, para muitos alunos, será o primeiro com regras de aplicação profissionais;, destacou ela. Entre as orientações, Fernanda expôs os horários da avaliação, a divisão das salas e o papel da escola na disciplina dos alunos, lembrando que não é permitida a liberação das turmas por se tratar de um dia letivo normal. Além disso, não poderá haver participação de professores na aplicação ; ela ficou a cargo de profissionais do Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social.

Os candidatos enfrentarão um clima de concurso público normal. Só poderão sair de sala acompanhados por um fiscal, deixando a prova somente a partir de uma hora após o início. Portadores de necessidades especiais terão atendimento diferenciado. Receberão, por exemplo, auxílio na leitura dos comandos e na transcrição do texto, caso isso tenha sido solicitado.

A premiação está marcada para 25 de novembro. O projeto Leio e Escrevo meu Futuro recebe o apoio do Curso de Matemática Professor Fabão, da Wizard, do Nu Wa Spa e das Casas Bahia.

Informações

Saiba mais sobre o projeto no www.leioeescrevomeufuturo.com.br e no www.twitter.com/leioeescrevo.