Com as temperaturas em ascenção, Brasília registra segundo dia mais quente do ano nesta quinta-feira (16/9). Entre as 14h e 15h, os termômetros da capital federal registraram 31,7;C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade durante o dia chegou a 18%.
Nesta quarta-feira (15), o Inmet divulgou que a temperatura chegou a 31,5;C, mas após uma revisão, os meteorologistas constataram que o dia atingiu na verdade 31,8;C, sendo o mais quente de 2010. Pela falta de ventos durante a tarde, a sensação térmica é de tempo mais quente do que o registrado. "Só venta quando temos massa de ar polar, e, no momento, não há nenhuma", explica o meteorologista Manuel Rangel.
Há 112 dias sem chuva, o brasiliense não vai ter trégua no calor tão cedo. "A temperatura deve subir pelos próximos dias. A medida que aproximamos do período de chuva o calor aumenta, no dia que chover, o calor deve ficar insuportável", avalia Rangel. O Inmet ainda não tem previsão de quando as chuvas vão começar.
Apesar da temperatura alta, Brasília está longe do recorde alcançado no dia 28 de outubro de 2008, quando os termômetros marcaram 35,8;C. Em 2009, o calor atingiu 31,8;C. Nesta sexta-feira (17), as temperaturas podem chegar a 31;C e a umidade deve ficar em torno dos 15%. A previsão se mantém para o fim de semana.