Jornal Correio Braziliense

Cidades

Começa hoje a comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) promove, em parceria com a Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Corde-DF), atividades pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado na próxima terça-feira (21/9). O primeiro evento acontece nesta quarta-feira (15/9) em Samambaia Leste.

Cerca de 500 crianças com deficiência devem participar do encontro, que acontece em dois períodos, das 8h às 11h, e das 13h às 16h, na sede do Sesc/Senac, quadra 420, conjunto 08, lote 01. Durante o evento, haverá explanações sobre os direitos da pessoa com deficiência, sorteio de brindes, massagens terapêuticas, apresentação de vídeos, dança, música e exposição de trabalhos desenvolvidos pelo Atendimento Educacional Especial. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre os aspectos teóricos e práticos da inclusão escolar. Também participam a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) e o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), em parceria com a Escola Classe 501.

No sábado (18/9), o dia será comemorado no IV Festival Ser Diferente É Normal. A festividade acontece no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), próximo à Feira dos Importados e à Multifeira, das 9h às 14h. De acordo com Fernando Cotta, da Corde-DF, como em todos os anos, as entidades ocuparão tendas, que darão espaço para exposição de produtos artesanais e confecção de oficinas. "Há também um palco acessível para exibições artísticas que vão abrilhar a festividade e haverá entrevistas com membros das instituições participantes", afirma Fernando.

Entre os órgãos apoiadores estão a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

Ser Diferente É Normal
O festival é uma iniciativa da sociedade civil, que acontece há seis anos em Brasília, e reúne, principalmente, entidades representativas de pessoas com deficiência para demonstrar a importância da convivência e do respeito, bem como a inserção dessas pessoas em todas as atividades da sociedade. A celebração é comemorada em função do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído em 1983, com a finalidade de buscar novos caminhos e divulgar lutas e conquistas.