A edição deste domingo (12/9) do Eixão do Lazer será dedicada, especialmente, à questão ecológica. O evento sustentável ocorre a partir das 8h30, no Eixão Norte, na altura da SQN 107/108. No local, além das já conhecidas atividades esportivas e culturais, haverá exposições, oficinas, orientações e distribuição de panfletos voltados à preservação do meio ambiente.
Na ocasião, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) apresentará o projeto Biguá, que demonstra como o óleo de cozinha se transforma em sabão. Quem realiza esse processo são as mulheres de localidades carentes, como Varjão, Setor Habitacional Taquari, Paranoá e Ribeirão Toro.
De acordo com a assessoria de comunicação da administração, quem passar pelo Eixão do Lazer poderá descartar as baterias de celular usadas, já que uma operadora de celular disponibilizará duas caixas coletoras para esses fins. Além disso, dois artesãos demonstrarão como confeccionar produtos com jornal, garrafas pet e tampas de recipientes plásticos.
A prefeitura da SQS 107 vai apresentar o projeto Palhacinho. Nele, são confeccionados pequenos bonecos de material reciclável, com peças doadas pela comunidade. O dinheiro da venda é destinado a construção de uma creche em Valparaíso.
No local, o SLU vai orientar sobre a separação correta do lixo em Brasília. Panfletos explicativos sobre separação e reciclagem de lixo serão distribuídos. A prefeitura da SQS 305 também apresentará um modelo de trabalho realizado por moradores da quadra.
Além de toda a questão ecológica também haverá recreação pra as crianças, sessões de terapias naturais, aula de alongamento, yoga, tai-chi-chuan, body mix e dança de salão, show de percussão com a banda Batukenjé e rodas de capoeira com o grupo União Capoeira do DF.