O Corpo de Bombeiros tenta controlar dois grandes incêndios nesta quarta-feira (8/9) no Distrito Federal. ocorre na Estação Ecológica de Águas Emendadas, em Planaltina, a mais importante reserva natural do DF. As chamas também consomem o vale da Chapada Imperial, em Brazlândia, onde está a maior reserva particular da região voltada para o turismo e conscientização ambiental.
Apenas na Estação Ecológica de Águas Emendadas, 145 militares trabalham para apagar as chamas. De acordo com o Batalhão de Incêndio, o fogo teve início às 8h e até por volta das 22h ainda consumia uma grande área da reserva. Sete viaturas, um helicóptero da corporação e um caminhão pipa ajudaram a combater a queimada durante o dia. À noite, os bombeiros usavam abafadores e bombas costais.
Na Chapada Imperial, a maior reserva particular do DF, pelo menos 35 mil hectares de vegetação viraram cinzas. Desde as 6h, cerca de 50 bombeiros atuam na Chapada Imperial. A região corresponde a uma Área de Proteção Ambiental (APA) e também que está sendo consumida pelo fogo desde a última segunda-feira (6/9).
"Em 26 anos que eu estou aqui, nunca tinha visto aqui na região uma queimada dessa proporção", lamentou Marcelo Imperial, um dos proprietário da reserva. Marcelo, no entanto, destaca que a área continua aberta ao público, pois conseguiram salvar das chamas as principais trilhas e a área de visitação.
Já o Hotel Fazenda Paraíso na Terra e Instituto Teosófico, na DF-220, não tiveram a mesma sorte. Quatro cabanas da propriedade acabaram queimadas. "As labaredas chegaram a 10m de altura, contornaram o rio e queimaram tudo", disse Clarimundo José Barbosa Neto, adminstrador do instituto. Outros seis incêndios na área de Taguatinga não foram atendidos por falta de pessoal.