O feriado prolongado em comemoração da Independência do Brasil foi violento nas rodovias federais que cortam o Distrito Federal. Entre a noite de sexta-feira (3/9) e a terça-feira (7/9), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 65 acidentes, com 45 feridos e sete mortes. A combinação entre a grande quantidade de veículos que deixaram o DF, cerca de 100 mil, um dia a mais do feriado em relação ao ano passado, quando a data caiu em uma segunda, e falta de atenção dos motoristas, resultaram no elevado número de acidentes, de acordo com o chefe de comunicação social da PRF, inspetor D. Lucas Barbosa.
O número é similar ao do ano passado, exceto pela quantidade de mortes, como informado pelo inspetor De Lucas. Neste ano, sete pessoas morreram devido aos acidentes, enquanto em 2009, foram três mortes. Para D. Lucas, como as pistas estão sem buracos e esse ano os condutores não foram prejudicados com a chuva, a imprudência dos motoristas foram as causadoras dos acidentes. "80% dos acidentes poderiam ser evitados se houvesse mais atenção dos condutores. Além disso, o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas também estão entre as motivações do registros", explica o inspetor.
Durante o feriado, a polícia orientou os motoristas na Operação Sete de Setembro. Além das orientações de cautela e prudência, os agentes deram dicas de como manter a distância de segurança entre os veículos, não misturar bebida e direção e obedecer a sinalização.
Acidentes com mortes
Dos 65 acidentes, seis resultaram em óbitos. O primeiro aconteceu na sexta-feira (3/9), quando Damião da Silva, 38 anos, atravessava na altura do Km 11 da BR 070. Uma caminhonete atropelou o homem, que morreu na hora. No mesmo dia, um carro e uma moto colidiram no Km 19 da BR 020. O motociclista Gonçalo Gonçalves da Silva, 60, também não resistiu aos ferimentos.
Já no dia 5 de setembro, um caminhão e um Santana bateram transversalmente no Km 29 da BR 020, próximo ao Trevo de Posse. Dos passageiros do Santana, duas irmãs de 6 e 11 anos morreram e os pais ficaram feridos.
No dia 6, o motociclista Silvan Barbosa Alves, 25, morreu após colisão com um veículo na saída da pista BR 020 no Km 3. No último dia do feriado, um carro e um caminhão colidiram no Km 55 da BR 040. Duas pessoas morreram no local. No entanto, segundo o inspetor De Lucas, não foi possível identificar as vítimas.