Jornal Correio Braziliense

Cidades

Exposição da Independência atrai crianças e adultos em Brasília

Brasília ; A Exposição da Independência, que acontece até amanhã (5/9) no Parque Ana Lídia, em Brasília, está atraindo a atenção de crianças e adultos, que podem ver de perto os tanques de guerra, os simuladores de aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, as motos usadas pelo Exército, entre outros equipamentos. O objetivo da exposição, segundo a capitão-tenente da Marinha, Andréa Dulduque, é buscar uma maior aproximação das pessoas com as Forças Armadas.

;Queremos aproximar a população em geral, principalmente o público infantil, das Forças Armadas e das forças auxiliares, que são a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Nesse momento, na Semana da Pátria, é importante a construção de um sentimento cívico e de patriotismo que faz tanto bem para o país;, disse Dulduque.

O servidor público Israel Bras de Oliveira, que visitou a exposição, se surpreendeu com os aviões e também com o monitoramento de satélites mostrado no stand da Força Aérea Brasileira. ;Achei muito bom. Achei importante mostrar os satélites mantidos por vários países ao redor da nossa terra. Eu tirei até uma foto. Não tinha idéia do que é feito;, afirmou.

Tiago Geovani Sousa, de 4 anos, disse que gostou muito da exposição, principalmente do simulador de voo da Esquadrilha da Fumaça.;Vou pedir um igual para os meus pais;, disse o menino.

Além de brincar no simulador, as crianças também podem fazer maquetes de aviões e de helicópteros da Força Aérea na brinquedoteca, entrar nos tanques de guerra, tirar fotos com os macacões usados pelos pilotos, além de conhecer alguns armamentos e veículos usados pelas Forças Armadas.