A Secretaria de Educação em parceria com o Projeto Bibliotecas Casas do Saber da Rede Gasol inaugurou, na tarde de quarta-feira (1;/9), mais um espaço para incentivar a leitura de estudantes no Distrito Federal. Desta vez, a instituição contemplada com o projeto foi a Escola Classe Café Sem Troco, localizada na zona rural do Paranoá. A instituição agora conta com uma sala de leitura chamada Monteiro Lobato e deve beneficiar cerca de 300 alunos, como conta o diretor da instituição Marcelo Soares.
A sala, localizada no Centro Comunitário, foi inaugurada com uma solenidade que teve apresentações musicais e teatrais dos estudantes e representantes da Rede Gasol. Para o diretor, essa iniciativa é algo que vem a acrescentar aos já desenvolvidos pela escola. "A escola já tinha essa carência e, por isso, trabalha com alternativas de incentivo à leitura. Agora os projetos vão crescer", explica.
Além do acervo de livros que será cedido pela Rede Gasol, estantes, mesas, cadeiras e um computador também foram instalados na sala, que está localizada próxima à escola.
Entre os projetos está o chamado "Diário de Bordo", onde os estudantes levam o livro para casa para fazer uma leitura em conjunto com os pais. "Tem também o "Centopeia Sabida", em que a professora conta a história e depois é feito um reconto a partir da produção de textos feito pelas crianças", afirma Marcelo.
O diretor conta ainda que os estudantes produzem um jornal, o chamado "Jornal na Sala de Aula". "O jornal é rodado a cada dois meses. Os alunos assistem o Jornal Hoje duas vezes por semana para também produzirem matérias", explica. Além disso, a instituição tem a "Parada Literária", que acontece uma vez a cada bimestre, quando a escola toda paralisa as atividades para incentivar a leitura.
Projeto Bibliotecas Casas do Saber
A iniciativa foi criada em 2007 pela Rede de Postos Gasol e já beneficiou diversas instituições no Distrito Federal. O objetivo é incentivar o hábito da leitura nas escolas públicas da cidade. A sala de leitura do Paranoá é a 78; do projeto.