Jornal Correio Braziliense

Cidades

MTST sai do Ministério do Planejamento, mas invade Terracap

Após um acordo com a Secretaria de Patrimônio da União, os cerca de 100 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Distrito Federal (MTST-DF) desocuparam o prédio do Ministério do Planejamento, por volta das 15h30 desta terça-feira (31/8), mas, em seguida, invadiram a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Eles reinvidicam terrenos em Brazlândia ou arredores.

[SAIBAMAIS]O movimento quer que algum representante da Terracap também vá à Brazlândia nesta quarta-feira (1;/9), juntamente com um grupo da Secretaria de Patrimônio e do MTST. Esse encontro foi acordado com o secretário adjunto de Patrimônio da União, Jorge Arvabe, que prometeu um levantamento das terras pleiteadas pelo movimento. Segundo ele, amanhã um grupo de técnicos da Secretaria vai ao local.

Caso os terrenos reinvindicados sejam da Terracap, pode ser necessário realizar uma alteração no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot), já que, pelo plano, Brazlândia não tem mais territórios urbanos a ser construídos. Se for da União, não será necessária essa mudança no Pdot.

De acordo com os manifestantes, no dia 20 de junho eles se reuniram com representantes da Terracap e do Ministério das Cidades onde ficou garantido o direito do grupo aos terrenos. Porém, segundo o MTST, na reunião marcada nesta última quinta feira, o Ministério das Cidades não compareceu e a Terracap teria voltado atrás sobre a promessa da terra.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) existe há 14 anos no Brasil e há um ano no Distrito Federal. Cerca de 1000 famílias fazem parte do grupo.