Placas fixadas em postes formam uma frase e chamam a atenção de quem passa pelo Exinho Norte, na altura da 105, rumo à Rodoviária. "Dê espaço ao tempo" é o nome da obra do artista plástico Chico Amaral, criada especialmente para o cinquentenário de Brasília.
O artista batizou de "Aos ventos que virão" a exposição, em homenagem ao aniversário da capital, que faz uma retrospectiva das artes visuais em Brasília. A mostra, que reúne pinturas, esculturas e gravuras de 204 artistas, é a maior que já ocorreu no Distrito Federal.
As placas posicionadas nos postes do Eixinho Norte estão dispostas de maneira que só é possível ler a frase se estiver em movimento, como uma forma de brincar com as palavras e a curiosidade de quem passa. De acordo com a curadora da exposição Carla Osório, a obra de Amaral exposta no Eixinho tem o objetivo de despertar as população para algo diferente. "As pessoas têm percepções de arte diferentes umas das outras e não param para observar a realidade cotidiana", explica Carla.
A instalação das placas nos postes foi autorizada pelo Departamento de Trânsito (Detran), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Uma falha na comunicação interna do órgão determinou que elas fossem retiradas mas, após negociação, a CEB autorizou que a obra continuasse exposta.
Chico Amaral foi editor executivo de arte do Correio Braziliense e venceu o prêmio "Society for News Design", a mais importante premiação internacional para design de jornais, quando reestruturou o layout do Correio.