As Secretarias de Estado do Distrito Federal foram convidadas, na manhã desta segunda-feira (23/8), para a abertura do I Simpósio sobre Métodos de Enfrentamento à Disseminação do Crack, promovido pelas Secretarias de Educação e Segurança do DF.
De acordo com a assessoria de imprensa da Educação, o objetivo do encontro é que todos fiquem cientes da situação atual do DF em relação ao uso de crack, que vem se agravando. Ao fim dos seminários, será discutida a criação de um programa de combate à droga, em que cada secretaria ficaria responsável por uma área de atuação.
Foram convidados ainda representantes de assossiações de moradores, já que, segundo a assessoria, a iniciativa também pretende sensibilizar a sociedade para o problema.
A ideia surgiu de um diálogo entre as duas secretarias, após constatarem que o combate à droga se trata de uma preocupação de ambas. A discussão acontecerá, também, na terça (24/8) e quarta-feira (25/8), no mesmo horário, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Crescimento do vício
Com base em dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a assessoria da Educação afirma que o número de usuários vem crescendo a cada semestre. Na primeira metade de 2008 foram apreendidos 4,3 kg da droga, enquanto no mesmo período do ano seguinte, o número passou para 11,9 kg. Este ano, até julho, a polícia recolheu 16,4 Kg de crack.