Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação retira 18 barracos irregulares no Pistão Sul

A Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), por meio da Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social (Seops), realiza uma força-tarefa, nesta manhã de terça-feira (17/8), para remover edificações em área pública no Pistão Sul, em Taguatinga. Segundo a assessoria do órgão, cerca de 18 barracos já foram retirados até por volta das 11h. A ação deve durar até 12h.

A operação é realizada para remover famílias que ocupam uma área atrás do supermercado Carrefour e próximo ao Colégio Leonardo Da Vinci. De acordo com a Seops, mais de 30 operações já foram feitas no local, mas as famílias acabam sempre voltando. O órgão ainda ressaltou que a ação é, em função, da ocupação ser irregular, mas também sobre a questão de segurança. Além disso a área é de risco, por conta das latas, papelões que podem causar um incêndio ou até um curto circuito, já que, na região, existe fios de energia.

O órgão também explicou que, em 2009, um grupo de familiares de catadores de lixo, conhecido como grupo Reciclo, vivia na área irregular, e recebeu lotes no Riacho Fundo II. Segundo a Seops, apenas as famílias cadastradas foram beneficiadas. Aqueles que não tinha o cadastro foram indicados para ir até um albergue ou voltar a cidade natal. No entanto, houve resistência e muitos continuaram no local.

A ação foi realizada com mais de 50 agentes de diversos órgãos, entre eles a Seops, por meio da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), com apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, entre outros.