Jornal Correio Braziliense

Cidades

Candidatos ao GDF não esquecem cidades vizinhas, onde há 120 mil eleitores

>> Saulo Araújo
>> Flávia Maia
>> Rafael Campos


Três candidatos a governador do Distrito Federal reservaram parte deste domingo para fazer campanha no Entorno. A região vizinha à capital do país é estratégica para os postulantes ao Buriti, uma vez que cerca de 120 mil moradores desses municípios têm seus títulos de eleitor registrados no DF, o que representa cerca de 7% do total de votantes.

O petista Agnelo Queiroz foi à Chácara Recanto dos Jovens, em Valparaíso (GO), onde partidários prepararam um grande almoço para ele e sua comitiva. Joaquim Roriz (PSC) assistiu a uma missa na Cúria Metropolitana de Luziânia (GO), sua terra natal, onde tem grande popularidade. Entre orações e abraços nos fieis, o ex-governador prometeu a criação de uma cidade subterrânea.

Toninho do PSol já tinha ido a Santo Antônio do Descoberto (GO) no sábado e, ontem, voltou a fazer corpo a corpo fora do território candango, com caminhadas pelos comércios do Céu Azul, um bairro de Valparaíso, e na Feira do Pedregal, no Novo Gama. Toninho aproveitou o dia para se reunir com apoiadores à sua candidatura no Condomínio Lunabel, também no Novo Gama.

Em uma disputa polarizada como essa, o Entorno passou a figurar na agenda dos políticos, que passaram a anunciar projetos de integração entre os municípios goianos e as regiões administrativas do DF. Nessas cidades, não é difícil encontrar nos veículos e residências adesivos, bandeiras e cartazes de candidatos do DF.


Agnelo na carona de Dilma
Antes de seguir para Valparaíso, Agnelo Queiroz (PT) acompanhou a presidenciável Dilma Rousseff na Feira do Produtor, em Vicente Pires. O local ficou pequeno para tantos seguidores e houve tumulto quando Dilma e Agnelo começaram a andar por entre as barracas. Centenas de pessoas tentavam cumprimentar os candidatos petistas. Agnelo ficou o tempo todo ao lado de Dilma, que lidera as pesquisas para a sucessão do presidente Lula. ;No DF, essa aliança (com o PMDB) é diferente por estarmos mais próximos. Tenho certeza que o povo está aprovando e que vamos sair vitorisosos;, afirmou Dilma Rousseff.

Um feirante reclamou da falta de organização. ;Passou tanta gente por aqui. Um cara caiu em cima da minha barraca. Acho legal a ideia de virem aqui mostrar as propostas, mas desse jeito não dá;, reclamou Diógenes Moreira dos Santos, 42 anos. Ao deixar a companhia de Dilma, Agnelo seguiu para o Parque de Esporte Arco Verde, na região do Padef, próximo a São Sebastião. Lá, almoçou churrasco no Centro de Tradições Gaúchas. Antes de cumprimentar jogadores que participavam de um campeonato amador de futebol, o ex-ministro do Esporte atacou o seu principal concorrente na corrida pelo cargo mais importante do DF. ;Ele (Roriz) tem falado que eu não gosto de gente que vem de fora. Isso mostra um total desespero da parte dele. Ou fala essas coisas por má-fé ou falta de conhecimento. Como ele pode afirmar uma coisa dessas se aqui em Brasília quase todo mundo veio de outro estado? Ele tentou destruir Brasília e ainda está tentando, mas nós não vamos permitir;, atacou Agnelo.

No seu discurso para integrantes de associações rurais, Agnelo se comprometeu a dar apoio aos produtores da região. ;Vamos melhorar as estradas, principalmente as vicinais. Temos que enfocar a questão da segurança, que é delicada. Não podemos colocar um policial em cada lugar, mas um posto móvel, por exemplo, resolve bastante a vida das pessoas. A educação nessas regiões também não pode ser de qualidade diferente à educação das cidades;, disse.

O último compromisso público de Agnelo Queiroz foi em Valparaíso (GO), na Chácara Ipiranga Recantos dos Jovens, onde foi recebido por partidários. Lá, tirou fotos com eleitores, conversou com candidatos a distrital e reforçou que, se eleito, desenvolverá trabalhos que visem integrar o DF e o Entorno.


Roriz vai à missa em Luziânia
A única agenda de Joaquim Roriz ontem foi a ida à Cúria Metropolitana de Luziânia. Antes, ele ia para a cidade de Muquém, no interior de Goiás, a 310 quilômetros de Brasília, para a festa em homenagem à Santa Abadia. No entanto, o candidato desistiu da viagem e preferiu render suas homenagens à imagem mais perto de sua casa. Acompanhado da mulher, Weslian Roriz, ele chegou às 16h30 para assistir à missa da Nossa Senhora da Evangelização. ;Com a ajuda de Deus, nós vamos conseguir chegar ao governo;, disse.

Questionado sobre o discurso do seu adversário Agnelo Queiroz, de que ele não dará conta de cumprir tudo o que prometeu, Roriz rebateu: ;Ele não sabe o que diz. Eu tenho uma história de vida pública e não vou sujá-la no fim. Não vou colocar um avental e despachar no hospital, como o meu concorrente;, ironizou o ex-governador.

Antes da missa, Roriz conversou com os jornalistas e prometeu transformar Brasília na capital que o ;Brasil emergente merece;, inclusive com a criação de uma cidade subterrânea para os veículos no Plano Piloto, que tem por objetivo resolver de vez o problema da falta de vagas nos estacionamentos públicos do DF. ;Vou ao Japão, Rússia, China buscar as soluções. Eu tenho uma história política, sei aonde buscar;. Perguntado pelo Correio como iria realizar todos os projetos que vem prometendo, Roriz respondeu brincando: ;Vocês também querem as senhas dos meus cofres?;.

O ex-governador voltou a prometer colocar internet em 100% dos lares brasilienses e reafirmou seu compromisso com as famílias de baixa renda. ;Temos que dar valor em quem é pobre. O DF tem muito rico. Quem vai cozinhar para esses ricos? Quem vai fazer os serviços de jardinagem? São serviços essenciais e muito importantes que devem ser valorizados.;. Antes de encerrar o compromisso católico, comungou e deu R$ 50 de dízimo à igreja, que ainda está em construção. Ao deixar o local, cumprimentou algumas pessoas e foi embora com a esposa.


Toninho do PSol defende união
O candidato Toninho do PSol acordou cedo para, com muito protetor solar, caminhar na Feira do Céu Azul, em Valparaíso de Goiás. A pequena comitiva do partido não se intimidou diante das bandeiras e dos carros de som de candidatos do outro estado, que se digladiavam pela atenção dos que estavam nas ruas. Para Toninho, a visita à cidade goiana é uma prova do seu desejo em unir as ações dos governos do DF e dos estados de Goiás e Minas Gerais.

;Esses municípios somam hoje cerca de um milhão de habitantes e falta muita coisa para eles. É possível a integração entre os governos e a União para tomar as iniciativas que mudem para melhor a qualidade de vida do nosso povo;, afirmou. Durante a tarde, Toninho foi até a 12; Parada do Orgulho LGBTS, na Asa Sul. ;Nós temos compromisso com essa causa há muito tempo e apoiamos a luta pela cidadania e diversidade;, garantiu.


Gravação para a TV e skate
O candidato do PV, Eduardo Brandão, aproveitou a manhã de domingo para a gravação do seu programa eleitoral gratuito. A agenda só teve outro compromisso no fim da tarde, quando ele, junto de alguns apoiadores, foi até a Ermida Dom Bosco, no Lago Sul, para acompanhar uma competição de skate. Brandão comentou sobre quais devem ser suas ações de infraestrutura nas áreas de lazer do DF: ;É preciso criar infra-estruturas em espaços como esse. O ser humano precisa de lazer, que é qualidade de vida;, disse.

O candidato afirmou que, caso seja eleito, trabalhará de forma a favorever a transversalidade e o diálogo entre os diversos órgãos governamentais, o que, segundo ele, ajudaria a criar melhores políticas públicas para os jovens. ;Em todas as áreas, o governo deve ser transversal, criando uma política para os jovens que possa aproveitar o que já existe, se valendo de todos os espaços urbanos.;