Jornal Correio Braziliense

Cidades

Incêndio consome área no Parque da Cidade

Um incêndio de grandes proporções consumiu o equivalente a 10 campos de futebol, na tarde de ontem, no Parque da Cidade. O fogo começou por volta do meio-dia e só foi controlado às 16h. O Corpo de Bombeiros deu prioridade à área que fica atrás do Complexo da Polícia Civil, pois as chamas se propagavam com velocidade em direção ao pátio onde ficam os carros apreendidos em operações policiais. Os militares também tiveram trabalho para combater os focos que chegaram ao Cemitério Campo da Esperança. Na Quadra 119 do cemitério, os túmulos só não foram atingidos porque funcionários impediram o avanço do fogo, usando galhos de árvores molhados como abafadores. ;Vimos a fumaça e corremos com baldes cheios de água e tudo o que servia para apagar o fogo. Já pensou se chega aos túmulos? Ia ser uma coisa muito triste;, disse Rosinaldo Oliveira da Silva, 33 anos.

O sargento Franklim Brandim, do 3; Batalhão de Incêndio (Setor de Indústria e Abastecimento), que participou da operação, acredita que uma guimba de cigarro possa ter causado as chamas. ;É uma vegetação de bambu, que nessa época de seca pega fogo muito rápido. Os moradores, principalmente os fumantes, têm que ter mais consciência se querem viver numa cidade limpa e segura;, disse.

O período de estiagem que atravessa o Distrito Federal faz o número de tragédias ambientais aumentar em larga escala. De janeiro até o último dia 10, já foram registrados 1.802 incêndios florestais. O comandante do Grupo de Combate a Incêndio Florestal dos Bombeiros, coronel Odílio Domingues, diz que esse número corresponde a 95% de todas as ocorrências registradas em todo o ano passado. ;Nós ainda temos a metade do mês de agosto pela frente, setembro, outubro, novembro e dezembro. Lógico que o fator climático contribui, mas as pessoas devem tomar alguns cuidados para evitar esses acidentes;, afirmou o oficial.

Em 2007, nesta mesma época do ano, ocorreu o maior incêndio da história da capital. Chamas consumiram mais de um terço dos 30 mil hectares do Parque Nacional de Brasília. Mais de 500 bombeiros foram convocados para debelar o fogo.