Lucas TolentinoEspecial para o Correio
O crescente mercado da moda no Distrito Federal vem atraindo outros segmentos econômicos. Grandes empresas dos ramos automotivo, imobiliário e de informática descobriram as vantagens de marcar presença em eventos de moda, um setor que movimenta cerca de R$ 600 milhões por ano. A estratégia é associar suas marcas a mostras e feiras destinadas a comercialização de roupas, móveis e acessórios de luxo. Ter um estande de vendas de apartamentos e de carros em um espaço repleto de clientes ávidos pelas novas tendências é um importante diferencial para esses empresários.
Uma das empresas que colou sua imagem ao mercado da moda é a coreana Kia Motors. De acordo com Marco Paulo Carvalho, gerente de marketing da Kia Car Collection ; concessionária autorizada da marca em Brasília ;, associar moda e mercado automobilístico agrega valores à marca. Segundo ele, a empresa está de olho nas ;pessoas bem informadas e que estão sempre em busca de uma boa oportunidade de negócio;.
A tecnologia caminha ao lado das vestimentas descoladas e dos carros do momento. Dentro das bolsas da moda, só entram celulares arrojados. ;Nossa marca está associada a um público qualificado e exigente;, conta a consultora senior da Tim Centro-Oeste, Priscila Gomes Soares. Computadores de última geração completam os figurinos. ;Notebooks e afins são um dos maiores objetos de consumo da atualidade;, explica Renato Santos, gerente da loja de informática Freeshop.
;A preocupação com a beleza está na moda, inclusive para os homens;, observa Luís Cláudio Miranda, presidente do Grupo FitCorpus, que também tem se associado a eventos da área de moda. Para ele, os consumidores de calças, sapatos e outros artigos de grife famosas também se preocupam com a saúde. Nada de gordurinhas ou cicatrizes que coloquem a estética em risco. ;A pessoa que se alinha às tendências quer estar em dia com as novidades medicinais;, aposta.
Em setembro, a Revista do Correio promove um evento (1)que dará destaque para o mercado de moda da capital e reunirá 20 marcas, além de oferecer ao público workshops de moda e beleza, além de outras atrações para quem está antenado com as novidades do mundo fashion. Interessadas em atingir um público qualificado, empresas de automóveis, da construção civil, de telefonia e de estética patrocinam a exposição. Os visitantes encontrarão produtos cheios de estilos expostos nos estandes e quiosques institucionais das companhias, que viram no evento uma oportunidade de encontrar gente de bom gosto.
Qualidade Outro segmento que vem se associando ao mercado da moda é o imobiliário. A construtoras Paulo Octavio e Rossi desenvolvem, em parceria, o empreendimento habitacional Persona. ;Oferecemos ao público um produto de qualidade e ligado às tendências do mercado;, explica o diretor da regional de Brasília da Rossi, Frederico Kessler. ;Acreditamos na importância de incentivar os eventos locais e de investir nos empreendimentos daqui;, afirma o superintendente administrativo e financeiro das Organizações PaulO Octavio, Marco Lopes.
O brechó chique da Revista do Correio pretende acabar de vez com a ideia de que lugares como esse só guardam objetos que caíram em desuso. A moradora do Riacho Fundo II Joelma Guedes, 29 anos, comprova: já comprou óculos, pulseiras e calças jeans iguais aos que estão em voga pelo mundo afora nas lojas de artigos usados. ;Dá para encontrar muita coisa de qualidade com preços menores;, garante.
Há outros eventos que atraem os investimentos comerciais de todos os tipos. A mostra de decoração Morar mais por menos(2), por exemplo, reúne 250 empresas de decoração e 80 profissionais do ramo. O organizador do evento, Celso Faria, conseguiu fechar parcerias com companhias de telefonia e de construção civil, entre outros. ;A divulgação da marca é sempre um negócio vantajoso para eles;, explica. Até agora, os visitantes da mostra reservaram R$ 1,6 milhão em produtos.
Cinco anos O 1; bazar promovido pela Revista do Correio será realizado nos dias 18 e 19 de setembro no Pontão do Lago Sul. Um espaço de 240 metros quadrados será destinado às lojas participantes. O evento é uma comemoração do aniversário de cinco anos da revista, publicada aos domingos pelo Correio Braziliense. Decoração A mostra vai até 29 de agosto, na União dos Escoteiros do DF, no Setor de Clubes Sul. De terça a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 12h às 22h. Os ingressos custam R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira).