Jornal Correio Braziliense

Cidades

O mito do 13 ganha força quando cai na sexta-feira

Não existe comprovação científica de que a data sinalize mau agouro, mas boa parte das pessoas mantém algumas superstições a respeito. E alguns brasilienses ponderam sobre a questão

Sexta-feira, 13 de agosto. Escondam os gatos pretos. Abaixem as escadas e tapem os espelhos. Hoje é dia de andar na linha, seguir à risca as dicas da superstição para não atrair azar por toda a vida. O que parece assustador para muitos não passa de pura diversão para outros. Andar para trás, sair à noite ou simplesmente aproximar-se do bichano preto são crendices populares, lendas ou mitos que em séculos passados trouxeram medo para a população, mas vêm perdendo sentido com o passar dos anos.

Há muitas explicações para a crença na má sorte do número 13. A mais forte delas seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas na mesa: ele e os 12 apóstolos. Por esse testemunho, acredita-se, a data é traiçoeira. Na internet, em menos de três segundos, 609 mil resultados tentam explicar as razões pelas quais se deve temer a data ou acreditar em sua importância. Há um agravante, ao unir o místico dia a agosto, considerado o mês do desgosto. Numa rápida pesquisa, o número de sites relacionados ao assunto sobe para 50 milhões.

Recheada de significados, a sexta-feira 13 é temida por famosos como o rei Roberto Carlos, que se recusa a assinar qualquer contrato de trabalho musical na data. Outros, no entanto, aproveitam o dia para celebrar a sorte, como o técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo, primeiro futebolista a ganhar a Copa do Mundo como jogador (copas de 1958 e de 1962) e como técnico (Copa de 70). Não se sabe cientificamente quanto dessa sorte veio da influência do 13. Poréma relação seria inevitável.

O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 resulta em 4 (1 3 = 4), símbolo de próspera sorte, da durabilidade. Na Índia, o numeral é apreciado pela religião. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo 13. Os mexicanos primitivos consideravam 13 como algo santo e; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Na numerologia, o 12 refere-se a algo completo, como, por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 signo dos Zodíacos. E 13 se tornaria um número irregular, sinal de infortúnio que somado à sexta-feira, remeteria ao azar.

No tarô, a carta 13 é simbolizada pela caveira ou pela foice. ;As representações, na maioria das vezes, são horríveis. O significado, por muito tempo, foi de morte. Mas atualmente o tema é lido como transformação. Quando tudo se renova;, explica a numeróloga Márcia Godoy. Para ela, todo dia nasce um novo dia e morre o dia anterior. ;É uma visão de renovação constante da vida. E o dia da sexta-feira 13 deve ser uma oportunidade de revisar os valores para uma grande renovação;, explicou.

Proteção

Muito alegre, a lavadora de carros Danielle Cristina Oliveira Júnior, 32 anos, revela: ;Nasci numa sexta-feira 13. Não tem nada demais. Sou muito feliz. E até acho que minha alegria está ligada à data;. A magia que envolve a moça é explicada pela bruxa Mavesper Cy Ceridwen. ;O número é de sinônimo de boa sorte por causa da proteção da lua;, esclarece. ;A superstição veio do cristianismo por causa da traição dos apóstolos. Mas para nós, bruxas, não tem nada a ver. O 13 é um número sagrado na religião. Temos 13 luas no ano, nossos grupos de bruxaria têm no máximo 13 pessoas. E, em todo 13 de agosto, festejamos Hécate, a deusa das encruzilhadas.;

Hécate era uma divindade noturna, da vida e da morte. Independentemente de 13 de agosto cair em uma sexta-feira, a data é sempre comemorada por seguidores da deusa, que lhe rendem homenagens acompanhadas de procissões com tochas e oferendas. As tochas fazem referência à capacidade da deusa de iluminar o caminho das pessoas, clarear as encruzilhadas da vida. Seus seguidores acreditam também que ela detém o poder de afastar os maus espíritos. Mitos na história informam que Hécate era filha dos titãs Tártaros e Noite.

Num ritual de transformação, hoje, Mavesper Cy Ceridwen vai unir forças para desejar coisas boas ao Distrito Federal. ;Vamos louvar a deusa da magia, que cuida do sacerdócio das bruxas. Faremos poções de proteção para durar o ano inteiro, vamos consultar oráculos e pedir que a deusa nos conduza pelas encruzilhadas da vida. A data também é lembrada pelas importantes curas de males físicos;, indicou. Por essa ótica, caso você passe ao lado de uma escada, não se arrisque: desvie. Mas se isso não for possível, sem problemas. Basta mentalizar coisas boas.

PLANETAS ALINHADOS

; Um fenômeno raro no Sistema Solar é observado no céu desde quarta-feira: os planetas Saturno, Mercúrio, Vênus e Marte estão alinhados com a lua. O evento pode ser visto a olho nu até a noite de hoje. Ontem, alunos do 5; ao 9; anos do Colégio Ciman, em parceria com o Clube de Astronomia de Brasília, puderam observar o fenômeno com cinco telescópios e uma luneta emprestados. ;Quanto mais planetas se alinham, mais raro é o fenômeno;, contou o professor de biologia Valdir Machado. ;Não sei estimar quando vai acontecer o próximo.;