Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação Calhambeque recebe denúncias de carros abandonados até 22 de agosto

A Operação Calhambeque, que retira veículos abandonados do centro de Brasília, continua recebendo denúncias da população até o dia 22 de agosto. De acordo com a assessoria de imprensa da Administração de Brasília, a demanda tem sido grande. Até a semana passada, 14 proprietários haviam sido notificados na Asa Norte. Agora a ação deve seguir para as ruas da Asa Sul.

A população deve denunciar o fato para a Administração de Brasília por e-mail ou telefone. As notificações devem ser enviadas com o máximo de informações, como modelo e marca do veículo, local e ponto de referência.

Com base nas denúncias, a Administração encaminha a listagem para as delegacias da Asa Norte, Asa Sul e Setor Bancário, que fazem o levantamento da situação dos carros. Depois a lista é encaminhada à Vigilância Ambiental para identificar os riscos à comunidade. Ao final, os proprietários são notificados e tem um prazo de 48 horas para retirar os automóveis. Caso os veículos permaneçam no local, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) pode removê-los ao depósito.

Preocupação

Os veículos abandonados podem causar problemas de segurança e até à saúde pública. Segundo a assessoria, os carros acumulam água, favorecem à proliferação do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela e, ainda, são ambientes propícios para procriação de roedores e baratas. Além disso, servem de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas, o que causa problemas de segurança aos moradores.

Serviço

Administração de Brasília
telefone: 3329-0414 ou 3329-0415
e-mail: admprefeituras@gmail.com