Jornal Correio Braziliense

Cidades

Candidatos fazem promessas para a juventude e a indústria da construção

; Noelle Oliveira
; Mara Puljiz
; Naira Trindade

No dia do estudante, o candidato ao Palácio do Buriti Agnelo Queiroz (PT) se reuniu com representantes do segmento estudantil do Distrito Federal. Dirigentes de grêmios de escolas públicas e privadas, bem como representantes de diretórios centrais e centros acadêmicos e lideranças universitárias estiveram presentes no encontro da tarde de ontem que ocorreu em um restaurante da Asa Norte. Marcado inicialmente para as 13h, o compromisso só teve início às 14h30, após o petista se atrasar devido à gravação de seu programa político.

No reunião com os estudantes, Agnelo afirmou que, caso eleito, criará uma Secretaria da Juventude para o DF. ;Além disso, cada pasta terá sua interface com a juventude. Nossa cidade é eminentemente jovem, precisamos disso;, destacou Agnelo. Segundo o representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruno Carvalho, a juventude brasiliense está preocupada com o novo rumo político da capital. ;Estamos empenhados em mudar a forma de fazer política no país. O Agnelo é um dos candidatos que representa o projeto dos estudantes e está preocupado com a categoria;, afirmou.

Entre as promessas para os jovens, o candidato petista também destacou iniciativas nas áreas de saúde, emprego, cultura e esporte. ;O DF ficou para trás em políticas para a juventude. Sem esse grupo da sociedade, não há perspectivas;, destacou. Agnelo passou o restante da tarde dando continuidade às gravações de seu programa e se preparando para o debate televisivo(2) que ocorrerá hoje, em uma rede local. ;Espero que todos (os candidatos convidados) compareçam para enriquecer o debate. É uma ótima oportunidade para mostrarmos nossas propostas;, afirmou o candidato.

Com relação à aprovação do registro de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o petista não demonstrou surpresa. ;Eu estava só esperando por isso. Era uma ação que foi feita para tentar convencer a sociedade que também estávamos na lista dos fichas sujas. Não tinha uma base legal jurídica, por isso, o resultado não poderia ter sido outro.;

Panfletagens
Os candidatos ao Palácio do Buriti Toninho do PSol e Eduardo Brandão (PV) optaram ontem por fazer panfletagem no período da manhã pela manhã e reservaram a tarde para se preparar para o primeiro debate televisivo entre os concorrentes ao governo. ;Esse é um evento importante para que o eleitor faça uma escolha consciente;, disse Toninho. A agenda de ontem começou às 7h30 com corpo a corpo na Faculdade Unieuro e, em seguida, na Galeria dos Estados, onde foi bem recebido pelo público.

Por volta das 8h, Eduardo Brandão panfletou ao lado de candidatos a distritais na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul. Às 11h, o candidato verde caminhou pelo comércio de Vicente Pires, acompanhado de outro postulante a deputado distrital, e almoçou em um restaurante da Feira do Produtor. Uma das propostas do PV para Vicente Pires é a organizar a região, instalando galeria de águas pluviais e rede de esgoto. ;O problema de Vicente Pires é emblemático para o DF. Precisamos fazer uma intervenção imediata para evitar a agressão ao meio ambiente e melhorar a vida das pessoas;, destacou.

De acordo com as agendas encaminhadas ao Correio Braziliense, Rodrigo Dantas (PSTU) teve atividades na Universidade de Brasília (UnB), fez panfletagem no Tribunal de Justiça do DF e Territórios e no Iesb da Asa Norte. Já Newton Lins (PSL) participou de caminhada no Setor de Transporte e Cargas e se reuniu com apoiadores no Setor P Sul, em Ceilândia. Segundo sua assessoria, Ricardo Machado (PCO) distribuiu panfletos na UnB e na sede dos Correios. Os demais candidatos não apresentaram a relação de compromissos de ontem.

Sindicato
As atividades de campanha de Joaquim Roriz (PSC) foram concentradas à noite. Ele participou de um debate promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Foi a primeira da entidade a um candidato ao GDF neste ano.

Descumprindo os horários estabelecidos, Joaquim Roriz (PSC), que teve os governos anteriores marcados por adensar o Disitrito Federal com a construção de pelo menos nove cidades, ampliou ainda mais o leque de pretensões de popularizar a capital federal. Cidade da saúde, cidade subterrânea, cidade industrial e cidade digital foram algumas das promessas mencionadas na noite de ontem.

;O pobre não pode mais esperar por três meses para passar por uma cirurgia. Uma cidade da saúde acabaria com esses problemas;, afirmou. Apesar de as intenções serem voltadas a empresários, Roriz discursou praticamente aos cabos eleitorais e líderes de comitês que lotaram o auditório. Entre um ataque e outro aos concorrentes, Roriz prometeu também distribuir internet gratuita a todos os brasilienses e criar um aeroporto internacional de cargas para gerar empregos.

1 - Noite de discussão
O primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Distrito Federal será realizado hoje, a partir das 22h, na TV Bandeirantes. Foram convidados os postulantes cujos partidos têm representatividade na Câmara dos Deputados, ou seja, Agnelo Queiroz (PT), Joaquim Roriz (PSC), Eduardo Brandão (PV) e Toninho do PSol. O programa terá ao todo cinco blocos.