Jornal Correio Braziliense

Cidades

Índice de inadimplência do mês de junho foi de 5,1%, o mesmo do mês anterior

Os índices de inadimplência no comércio do Distrito Federal ficaram em 5,1% em julho. A porcentagem demonstra estabilidade na comparação com o mês anterior. Segundo levantamento do banco de dados da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF), mais de 142 mil pessoas tiveram o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e 135,8 mil devedores conseguiram quitar as contas e saíram do cadastro de inadimplentes.

Segundo o superintendente da CDL-DF, Antônio Xará, o empate nos índices dos dois últimos meses se deve ao compromisso que o brasiliense assume em pagar as contas na data do vencimento. "O número de pessoas que entrou na lista de pessoas é um pouco maior do que os que saíram. O brasiliense costuma ser bom pagador", afirma o superintendente. "No último mês, por exemplo, o comércio registrou alta de 5%", completa.

Em julho, a pesquisa sobre o gênero e faixa etária, feita pelo SPC, apontou que 52,75% dos incluídos no cadastro são mulheres. Os outros 49,63% são homens. No que diz respeito à faixa etária, os maiores devedores continuam sendo aqueles que têm entre 30 e 39 anos, 31,25%. O menor índice são os de pessoas maiores de 65 anos, 4,95%.

Para tirar o nome do SPC, o consumidor deve procurar o credor e renegociar ou pagar a dívida. A pessoa que quiser consultar se o nome está incluído no Serviço de Proteção ao Crédito, deve ir ao balcão de atendimento da Câmara de Dirigentes Lojistas, no Setor Comercial Sul, Quadra 6, Bloco A.