Mais de 210 mil crianças menores de cinco anos deverão ser imunizadas na segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A imunização deve ocorrer nos 345 postos, que funcionarão nos hospitais públicos, centros de saúde, escolas, shopping e supermercados neste sábado (14/8), das 8h às 17h.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde (SES-DF), a população alvo da campanha abrange aproximadamente 221 mil crianças. A meta é que 210 mil sejam imunizadas, ou seja, 95% do total. Serão distribuídas 300 mil doses para todos os postos, onde 2,5 mil funcionários da SES-DF, da Polícia Militar e do Detran devem trabalhar.
O último caso de paralisia infantil registrado no DF foi em 1987. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da transmissão da doença, assumindo o compromisso de manter a cobertura por vacinas superiores a 95%.
A secretaria de Saúde aconselha que as crianças que estejam com febre superior a 38 graus, com alergia grave a algum componente da vacina, com imunodepressão congênita ou adquirida não compareçam aos postos.