O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro, estima que as vendas do comércio varejista devam aumentar em torno de 6,5% nas comemorações do Dia dos Pais deste ano, em comparação com o desempenho do ano passado. Ele atribui a expectativa ao bom momento da economia.
O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) do Distrito Federal também trabalha com a expectativa de crescimento, por causa das opções de financiamento das compras em até 15 vezes no cartão de crédito, sem juros, além do fato de os consumidores terem, no momento, um ;bom poder de compra;, de acordo com o presidente do sindicato, Antonio Augusto de Moraes.
O cálculo da CNDL e do Sindivarejista encontra respaldo na Sondagem de Expectativas do Consumidor, que a Fundação Getulio Vargas (FGV) fez especialmente para o Dia dos Pais, embora o percentual da FGV tenha sido menor. Pela pesquisa da FGV, os brasileiros consultados mostraram intenção de gastar 3% a mais, em média, com o presente, comparado ao ano passado.
Nas lojas, porém, a expectativa é controvertida. No Conjunto Nacional, shopping mais tradicional de Brasília, as lojas de preços mais populares, tinham bom movimento de vendas neste sábado, mas as lojas de grife não tinham a mesma quantidade de consumidores à procura de um presente.
Na Colombo, loja de vestuário masculino, as vendas já se mostram superiores em relação à mesma data de 2009 e até à de 2008, de acordo com a gerente de vendas Vanessa Araújo. Já a loja Shanon, também de roupa masculina, não tem registrado o mesmo movimento, segundo o gerente Gilson Alves Brandão. Para ele, as vendas estão mais fracas que no ano passado.
Na Polyélle Calçados, o gerente de vendas Sérgio Marques relata que o movimento começou fraco ao longo da semana, mas melhorou nos dois últimos dias.