Jornal Correio Braziliense

Cidades

Atenção a saúde e educação

Candidato petista ao Buriti, Agnelo Queiroz encontrou-se com servidores das duas áreas e tratou de temas como o descaso com os pacientes portadores de distúrbios psicossociais no DF. Ele recebeu apoio dos professores e evitou falar sobre a impugnação de Roriz


O candidato ao Palácio do Buriti Agnelo Queiroz (PT) passou a manhã de ontem ouvindo reivindicações de servidores da saúde e professores do Distrito Federal. Logo no início do dia, ele se reuniu com representantes do governo no segmento de saúde mental. Os profissionais lamentaram o fato de o DF ocupar o último lugar(1) no ranking brasileiro de tratamento de distúrbios psicossociais. ;Quando o assunto é saúde, a situação está grave no geral. Mas está ainda pior nesse setor. Temos que dizer um basta a essa situação de descaso; afirmou o candidato. As correligionárias Arlete Sampaio (PT), candidata a deputada distrital, e Érika Kokay, que disputa uma vaga para deputada federal, também participaram do encontro e defenderam a necessidade de mais recursos para a saúde local.

No fim da manhã, foi a vez de os professores apresentarem a Agnelo uma lista com 13 reivindicações para serem contempladas no plano de governo do candidato. A categoria, representada por diretores do Sindicatos dos Professores (Sinpro), prometeu apoio à campanha do petista. A reunião foi acompanhada pelo candidato à reeleição ao Senado Cristovam Buarque (PDT). ;Queremos promover uma grande união em busca da educação do DF. Para tanto, temos que envolver toda a sociedade, desde a creche até o ensino infantil e o integral;, destacou Agnelo.

Pedidos
À tarde, foi Planaltina que recebeu a visita da comitiva petista. Cristovam, Agnelo e o também candidato ao Senado Rodrigo Rollemberg (PSB) caminharam pelo comércio da cidade. A dona de casa Eva Marilda Silva, 45 anos, que fazia compras em um estabelecimento local, aproveitou para reforçar seus pedidos aos políticos. ;Queremos mais saúde. No resto, a gente pode até dar um jeito, mas ficar sem remédios e sem atendimento do jeito que está hoje, não dá;, disse.

A agenda do petista foi encerrada na Vila Telebrasília. Após cerca de uma hora e meia de caminhada, ele encerrou a visita brincando de jogar bola em uma partida de futebol ; entre um time local e outro de Águas Lindas (GO).

Na próxima terça-feira, o TRE deve julgar o pedido de impugnação da candidatura do petista. A iniciativa, que partiu do PTdoB, deveria ter sido analisada até a última quinta-feira, o que não ocorreu. O candidato, porém, afirma não ter qualquer preocupação a esse respeito. ;Esse pedido foi um gesto político. Tenho em mãos um nada- consta do Tribunal de Contas da União e não respondo a nenhum processo. Não perco um minuto de sono com isso;, concluiu o candidato, que também evitou falar da decisão do tribunal sobre Roriz.

1 - Deficit
Atualmente, o Distrito Federal conta com apenas seis Centros de Assistência Psicossocial ; em que são atendidos pacientes com transtornos mentais, dependentes de álcool e de drogas e crianças. Além disso, não há nenhuma residência terapêutica pública para tratar distúrbios psiquiátricos em toda a capital e no Entorno.


"Tenho em mãos um nada-consta do Tribunal de Contas da União e não respondo a nenhum processo"
Agnelo Queiroz, candidato a governador pelo PT




Mais próximos do eleitorado
Depois de passar a manhã em contato com os eleitores de Ceilândia, o candidato do PSol ao governo do Distrito Federal, Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, passou a tarde de ontem em campanha no centro de Brasília. Composta pela vice da chapa, Tetê Monteiro, e pelos aspirantes a deputado federal, Wellington Rodrigues, e a distrital, Edleuzo Cavalcante, a equipe do partido percorreu o Conic e a Rodoviária do Plano Piloto.

Segundo Toninho, a proximidade com o eleitor é o que dita o ritmo da campanha do partido. ;Nossa principal filosofia no momento de divulgar nossas ideias é intensificar o trabalho de corpo a corpo. Estamos sendo muito bem recebidos;, diz. Ao caminhar pelas calçadas que beiram a Rodoviária, o candidato disse aos eleitores que o governo tem todos os recursos necessários para revitalizar o centro da capital.

No fim da passeata, Toninho comentou ainda a impugnação do registro da candidatura do ex-governador Joaquim Roriz (PSC). ;Essa decisão foi um exemplo dado pela Justiça. O veto ajuda a recuperar a imagem de Brasília após a crise que nos tanto prejudicou nos últimos meses;, disse.

Agenda cheia
Ontem, o candidato do Partido Verde (PV), Eduardo Brandão, teve agenda carregada. Depois de passar a manhã reunido com a coordenação de campanha, ele almoçou com apoiadores no restaurante Bier Haus, na 402 Sul. Um encontro com micro e pequenos empresários da área de informática estava marcado para o fim da tarde, mas o trânsito intenso fez o candidato desistir do compromisso, que será remarcado. ;A vocação de Brasília está nas empresas sustentáveis e que agregam conhecimento;, declarou.

Brandão ainda guardou fôlego para inaugurar dois comitês de campanha de candidatos a deputados distritais pelo PV. No condomínio Entre Lagos, em Sobradinho, tratou da questão fundiária. ;Vamos ter secretaria específica para tratar dos condomínios;, afirmou. No Núcleo Rural Ponte Alta, no Gama, reuniu-se com pequenos agricultores para falar de propostas sobre a produção orgânica de alimentos.