A poluição do ar e suas consquências ao meio ambiente, saúde humana e desenvolvimento urbano serão o tema do I Seminário Distrital da Qualidade do Ar. O evento acontece na próxima quinta e sexta-feira (5 e 6/8), sob a coordenação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Participarão do debate representantes de instituições como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Ministério da Saúde. Na pauta estará a adoção de medidas que possam beneficiar a população exposta a poluentes atmosféricos.
O I Seminário Distrital da Qualidade do Ar será na Universidade Corporativa dos Correios e as inscrições antecipadas podem ser feitas até esta quarta-feira (4) pelo e-mail seminariodistrital@gmail.com. A ficha de inscrição está disponível no site do Ibram.
Monitoramento
No primeiro semestre de 2010, o Ibram divulgou os resultados dos estudos de monitoramento da qualidade atmosférica no Distrito Federal referentes a 2009. Atualmente sete estações ; localizadas na Fercal, L2 Norte, Rodoviária do Plano Piloto, W3 Sul e Taguatinga Centro - coletam as amostras do ar utilizadas para análise.
Segundo o estudo, os principais poluentes atmosféricos verificados foram partículas inaláveis, fumaça, dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e ozônio (O3). A previsão é de que um novo relatório seja divulgado até dezembro deste ano.