Jornal Correio Braziliense

Cidades

Faturamento da indústria aumenta 26,96% em maio

O faturamento da indústria no Distrito Federal cresceu 26,96% em maio deste ano frente ao mesmo período do ano passado. É o que aponta a pesquisa Indicadores de Desempenho da Indústria do Distrito Federal, realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra). O estudo revela ainda um crescimento acumulado de 23,74% nos cinco primeiros meses de 2010 face a igual intervalo de tempo em 2009. Em relação ao pessoal empregado, em maio de 2010 o emprego industrial cresceu 0,29% na comparação com abril, a menor taxa dos últimos três meses. Entretanto, na comparação com o mesmo mês do último ano, o contingente de ocupados cresceu 7,02%.

Embora o crescimento anual da indústria impressione, a Fibra acredita que a expansão do setor está desacelerando. Além da variação positiva mínima do emprego na comparação mensal, uma retração de 0,58% no faturamento em maio frente a abril reforça a avaliação. Além disso, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria local recuou 0,5 ponto percentual no quinto mês do ano na comparação com o quarto, situando-se em 69,24%. Na comparação com 2009, a UCI aumentou 6,64 pontos percentuais em maio.

Acomodação

;A redução na expansão da atividade industrial reflete uma acomodação da economia.;, explica o presidente da Fibra, Antônio Rocha. Para ele, os índices positivos com relação ao ano passado refletem a reabilitação da economia pós-crise, e por isso são tão altos. ;Eles indicam uma recuperação do nosso mercado interno após a crise internacional de 2009;, afirma.

;Há uma expectativa de que os números de junho sejam melhores, principalmente devido ao aquecimento da economia em função da Copa do Mundo;, acredita o presidente da Federação das Indústrias.

Em termos setoriais, quatro das seis atividades pesquisadas registraram resultado superior à média industrial, com destaque para atividade de fabricação de produtos alimentares (75,41%) e vestuário (72,57%). A pesquisa Indicadores de Desempenho da Indústria do DF é realizada mensalmente pela Fibra, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/DF) e com apoio do Sebrae/DF.